Em 1961, Ranieri Mazzilli foi recepcionado na SBB

0
1084
Em reportagem publicada em 2006, a Gazeta de Vargem trouxe a imagem de participantes do jantar em que Ranieri Mazzilli foi recepcionado, como Jérsio Beloni, Nívio Pereira e Pedro Cipola. Foto: Arquivo Gazeta
Natural de Caconde, Ranieri Mazzilli ocupou por duas vezes a presidência. Em ambas, ficou apenas 13 dias. Foto: Palácio do Planalto

De acordo com o registrado por Mario Poggio Júnior, estudioso da história de Vargem Grande do Sul, um dos primeiros políticos a ocupar o cargo de presidente que passou pela cidade foi Ranieri Mazzilli. Em 1961 ele era presidente da Câmara dos Deputados quando ocupou a presidência por alguns dias.

Poucos moradores de Vargem devem se lembrar do fato ocorrido há 57 anos. Talvez, os pouco mais de 3 mil eleitores com mais de 70 anos se recordem desse fato. Paschoal Ranieri Mazzilli era natural de Caconde e foi deputado federal por São Paulo.

Advogado e jornalista, ele era presidente da Câmara dos Deputados quando o então presidente, Jânio Quadros renunciou ao cargo no dia 25 de agosto de 1961. Como o então vice-presidente, João Goulart, estava em missão oficial na China, coube a Ranieri Mazzilli ocupar a presidência entre os dias 25 de agosto a 7 de setembro de 1961, com a volta de Jango e sua posse. Assim, ele configura como 23º presidente do Brasil.

Ranieri Mazzilli voltou a ocupar o cargo em outra situação crítica. Foi em 2 de abril de 1964, com o golpe militar e a cassação do mandato de João Goulart. O deputado ainda presidia a Câmara quando o então presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, o empossou como o 25º presidente do Brasil. Ranieri Mazzilli permaneceu no cargo até 15 de abril de 1964. Ele entregou a presidência para o marechal Castelo Branco. Ranieri Mazzilli faleceu em São Paulo no dia 21 de abril de 1975, aos 64 anos.

Conforme o texto de Mario Poggio Jr. publicado na Gazeta em 2006, Ranieri Mazzilli esteve em Vargem em uma de suas campanhas para deputado federal. Apesar de não especificar a data, a matéria aponta que o político foi recebido em um jantar na SBB, com várias autoridades municipais.

Em reportagem publicada em 2006, a Gazeta de Vargem trouxe a imagem de participantes do jantar em que Ranieri Mazzilli foi recepcionado, como Jérsio Beloni, Nívio Pereira e Pedro Cipola. Foto: Arquivo Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui