Suplente ao Senado, FHC veio em 1982

1
807
Orestes Quércia observa Montoro e FHC em evento em São Paulo. Foto: Reprodução Internet

O 34ª presidente do Brasil, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso também esteve na cidade. Sua visita foi no dia 3 de outubro de 1982, quando era suplente de Senador

O ex-prefeito Celso Ribeiro comentou à reportagem que FHC foi recebido por apoiadores políticos no Clube Vargengrandense. O futuro presidente estava acompanhado de Márcio Santilli, que buscava uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília e Nelsinho Nicolau, de São João da Boa Vista, que era candidato a deputado estadual.

Celso se recordou que tanto FHC quanto Montoro faziam parte do MDB e que na cidade foram recebidos por lideranças da legenda, como o ex-prefeito Alfeu Rodrigues do Patrocínio – que naquele ano concorria ao Executivo e que foi eleito prefeito pela última vez na cidade – o agora diretor de Desenvolvimento, Tadeu Fernando Ligabue, o próprio Celso, entre outros.

Vitória certa

Durante a palestra realizada no Clube Vargengrandense, FHC ocupava a presidência do diretório do PMDB e falou rapidamente sobre a “vitória certa” de Montoro nas eleições para o governo do Estado e da vitória do PMDB, partido de oposição na maioria dos municípios paulistas.

Nas eleições de 1982, ocorridas no dia 15 de novembro, foram eleitos o prefeito Alfeu Rodrigues do Patrocínio (PMDB), com 3.368 votos, derrotando o segundo colocado, Totonho Cavalheiro (PMDB) com 2.207, José Carlos Rossi (PDS), com 2.175 votos, Idevaldo Nora (PDS), com 594 votos, Tupã (PMDB), com 429 votos, Anísio Abdalla (362).

Para o governo do estado, Franco Montoro foi o mais votado na cidade, com 5.772 votos. O candidato Reynaldo de Barros (PDS), indicado pelo governador Paulo Maluf, ficou em segundo lugar com 2.841 votos. O ex-presidente Jânio Quadros (PTB) ficou em terceiro com 129. O candidato do PT, Lula, teve 84 votos em Vargem Grande do Sul na época.

Com Montoro eleito governador em 1982, FHC ocupou sua vaga no Senado Federal. Fernando Henrique nasceu no Rio de Janeiro em 18 de junho de 1931. Depois de ocupar uma cadeira no Senado, FHC foi ministro das Relações Exteriores e ministro da Fazenda na gestão de Itamar Franco.

Candidato à presidência da República pela coligação PSDB/PFL/PTB, elegeu-se no primeiro turno, em 3 de outubro de 1994. Reelegeu-se em 1998 pela coligação PSDB/PFL/PTB/PPB.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui