Voçoroca: prefeitura e estado debatem solução

Voçoroca: prefeitura e estado debatem solução

Uma das situações mais preocupantes de Vargem Grande do Sul é a voçoroca que se formou próximo aos Conjuntos Habitacionais (Cohabs) 5 e 6 e que está ameaçando as casas dos moradores daquela área. Desde que assumiu, o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) vem se reunindo com representantes de vários órgãos em busca de recursos para solucionar o problema.

Durante audiência com o então secretário de Recursos Hídricos, Benedito Braga, em fevereiro de 2017, realizada em São Paulo, Amarildo solicitou o recurso para a execução do projeto de recuperação da voçoroca elaborado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), estimado em R$ 2 milhões.

Em agosto deste ano, o prefeito Amarildo recebeu ofício da Secretaria de Recursos Hídricos informando que o DAEE realizou novos estudos para aprimorar o projeto realizado. No último dia 20, o prefeito recebeu em seu gabinete o secretário de Saneamento Recursos Hídricos do Estado, Ricardo Daruiz Borsari e a equipe do DAEE para tratar do problema. Também presentes na reunião o comandante da Guarda Municipal, Antônio Marcos da Silva; o subcomandante e presidente da Defesa Civil, Rogério Bocamino e o diretor de Obras Ricardo Leonetti Bisco, que após discutirem o projeto visitaram o local.

O secretário informou que o DAEE está contratando um projeto executivo para resolver o problema, atendendo à solicitação do prefeito, mas destacou a necessidade de uma intervenção imediata para canalizar provisoriamente a água que caiu no local. Esta medida é necessária também para a realização da obra definitiva na voçoroca que tem cerca de 150 metros de extensão, 30 metros de largura e 15 metros de profundidade ameaçando cerca de 50 casas que estão mais próximas.

Intervenção

O prefeito destacou o trabalho do deputado estadual Barros Munhoz que vem dando todo o apoio para Vargem Grande do Sul na resolução deste problema. “A visita do secretário Ricardo Borsari demonstrou que o problema da voçoroca caminha para uma solução definitiva, a qual sem a ajuda do Estado o município não teria condições de resolver, pois são necessários mais de R$ 2 milhões de reais. O DAEE irá contratar empresa para fazer a intervenção que vai canalizar a água o que já minimiza o crescimento da voçoroca e temos o compromisso da realização da obra que irá resolver o problema em definitivo. Agradecemos o deputado estadual Barros Munhoz pelo empenho para nos ajudar em mais esta solicitação do município, ao secretário Ricardo e a equipe do DAEE pela atenção que dedicaram ao pedido de nossa cidade”, disse Amarildo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui