Todas as eleições o cenário é o mesmo, as calçadas e ruas em frente aos colégios eleitorais amanhecem forradas de santinhos, as propagandas eleitorais impressas com foto, nome e número dos candidatos.
A sujeira é tanta que aumenta até o risco de acidentes, como escorregões e tombos. E o pior, a prática é crime eleitoral. Conforme determinou o Tribunal Superior Eleitoral, o derrame de santinhos no local de votação ou vias próximas nas vésperas do pleito é considerado propaganda irregular.
Mesmo assim, apoiadores de candidatos jogaram muito desse material pelas proximidades dos colégios onde as pessoas votam. Assim, foi solicitado à prefeitura pelo Cartório Eleitoral que realizasse a limpeza das vias.
Assim, 26 membros da Frente Social percorreram os pontos de votação e retiraram boa parte dos santinhos que emporcalhavam esses locais. O resultado foi bastante elogiado, mas o trabalho foi duro. Segundo a prefeitura, foram retirados 9 sacos de lixo de 100 litros cada um repleto de santinhos. Os pontos mais sujos eram as proximidades das escolas Alexandre Fleming, a Francisco Ribeiro Carril e a Gilberto Giraldi.

