Benjamin Bastos promoveu Dia de Incentivo à Leitura

Benjamin Bastos promoveu Dia de Incentivo à Leitura

Os alunos da sala de leitura da Escola Estadual Benjamin Bastos promoveram no dia 26 de abril, o Dia de Incentivo à Leitura na praça Washington Luís, em frente à escola.

Com o tema “O essencial é tudo aquilo que dá verdadeiro sentido à nossa existência”, a exposição procurou através dos personagens que saíam dos livros interagir com as pessoas que marcaram presença no evento, contando e interpretando alguns contos, transformando-os em leitores e protagonistas no espaço que deve sempre ser dedicado ao aprendizado. O evento foi realizado nos períodos da manhã e da tarde e também contou com apresentação de música com alunos do Projeto Guri, parceria da Biblioteca Municipal fazendo a troca de livros.

Ele foi o encerramento da Semana de Incentivo à Leitura, realizada pela escola em comemoração ao aniversário de Monteiro Lobato, celebrado em 18 de abril, cujo o objetivo é estimular o cidadão a conhecer, aventurar-se pelo universo da leitura e desenvolver ações mais efetivas sobre a importância do hábito de ler. Durante o evento, alunos e pessoas que passaram pelo local puderam apreciar uma boa leitura de livros de Monteiro Lobato, de outros escritores e também gêneros literários diferentes como gibis e mangás.

O projeto foi desenvolvido pela professora da sala de leitura, Ariadna, e contou com a parceria de toda a equipe gestora da escola para a sua realização. Durante toda a semana foram desenvolvidos trabalhos com os alunos que foram expostos a todos que passaram pela praça.

Alguns alunos comentaram sobre o evento, relatando que ele mostra a importância dos livros, incentiva a leitura e através da contação de histórias feitas por alunos, pessoas que não sabem ler ao participarem do evento conhecem um pouco das histórias dos livros.

Os alunos do 8º ano A, divulgaram o Projeto de Coleta do Lixo Eletrônico e da Esponja de Poliuretano na própria escola, e orientados pela professora Maria Regina Barticiotti Lorenzini, com o apoio da equipe gestora  e coordenação, procuraram conscientizar a população do destino adequado do lixo em geral e da necessidade urgente de mudanças de atitudes no dia a dia, adotando práticas permanentes e efetivas, como por exemplo, trocando a esponja de poliuretano por bucha vegetal que é biodegradável, sustentável e decompõe-se com grande facilidade.

Durante o evento, a professora de ciências, Amara Andreia Teixeira Andrade, também fez a divulgação do projeto Doação de Ração para Cães e Gatos. À Gazeta de Vargem Grande, a equipe da escola relatou que ouvir de um aluno “as atividades que vocês fazem aqui com a gente são muito legais” os faz perceber que estão fazendo a diferença na vida dessas crianças e isso é o que dá sentido às suas atividades.

“Agradecemos a professora da Sala de Leitura, Ariadna Bernardes, juntamente com a coordenadora pedagógica, Paula Dutra Sati, que conduziu o projeto com os times (alunos protagonistas), todos os alunos, pais, professores, funcionários, voluntários, equipe gestora e da belíssima apresentação do Projeto Guri”, finalizou a equipe gestora da Escola  Benjamin Bastos.

Fotos: Reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui