Iniciada a campanha de vacinação contra sarampo em Vargem

Foco da vacina é o público infantil

O Departamento Municipal de Saúde de Vargem Grande do Sul iniciou na segunda-feira, dia 7, a campanha de vacinação contra o sarampo para alcançar crianças ainda não imunizadas contra a doença.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A campanha segue até 25 de outubro e as doses estarão disponíveis nos postos de vacinação para crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos. No sábado, dia 19, haverá o “Dia D”, quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso dos pais e responsáveis.

Todo bebê de 6 meses a 1 ano deve tomar a vacina do sarampo. A ampliação da vacinação para essa faixa etária é devido ao fato de ser a mais suscetível a complicações e mortes. Os pais e responsáveis devem levar seus filhos munidos da carteira de vacinação e cartão do SUS.

As vacinas estão sendo realizadas até o dia 25 de outubro, nas salas de vacinas do Centro de Saúde Dr. Gabriel Mesquita e do Posto de Saúde Dr. Edward Gabrioli das 7h às 16h.

Dia D

No dia D, 19 de outubro as doses serão aplicadas nas salas de vacinação do Centro de Saúde Dr. Gabriel Mesquita e do Posto de Saúde Dr. Edward Gabrioli, e Unidas Básicas de Saúde (UBS) Dr. Natalino Lopes Aliende, do Jardim Dolores, e Dr. Arcelino Anadão, do Jardim Paulista, das 8h às 17h.

Casos suspeitos

Na primeira semana de outubro, Vargem estava registrando quatro suspeitos de sarampo. Segundo o Departamento de Saúde, os exames dos pacientes foram enviados para o Instituto Adolfo Lutz para a confirmação da doença ou não. Dois destes resultados ficaram prontos e são negativos.

No entanto, de acordo com o Departamento, nesta sexta-feira, dia 11, uma pessoa foi atendida com suspeita de sarampo e o material do exame foi enviado ao Instituto Adolfo Lutz para análise.

Foto: saude.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui