PM apontou aumento de apreensão de drogas na cidade

Lasmar, comandante da PM de Vargem, mostra os indicadores da cidade. Foto: Reportagem

A Polícia Militar de Vargem Grande do Sul realizou na manhã da quarta-feira, dia 23 de outubro, uma audiência pública para informar a população a respeito dos índices criminais da cidade e também da produção da PM na cidade. A reunião, que foi aberta ao público, aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) e foi conduzida pelo sargento Marcos Lasmar, comandante da PM do município.

Foram abordados os dados relativos ao terceiro trimestre de 2019 e a comparação com os mesmos meses do ano passado. O primeiro dado apresentado foi o de armas apreendidas. Tanto nos meses de julho, agosto e setembro de 2018 quanto nos deste ano, as equipes da PM de Vargem apreenderam duas armas.

Com relação às prisões efetuadas, no terceiro trimestre de 2018 foram 54 em flagrante e 24 por mandados judiciais. Já nos meses de julho a setembro de 2019, foram 46 presos em fragrante e 23 por mandados. Os adolescentes apreendidos em flagrante no período do ano passado foram 20 e outros 9 por mandados judiciais. Já no terceiro trimestre de 2019, foram seis flagrantes e nenhuma prisão por mandado.

Sargento Marcos esclareceu que a queda do número de flagrantes pode ser avaliada pelo novo sistema de plantão da Polícia Civil. A Delegacia de Vargem agora concentra os plantões também de Divinolândia e São Sebastião da Grama e os casos de flagrantes são analisados pelos delegados plantonistas. Assim, apesar do número de flagrantes ter caído, muitos suspeitos detidos pela PM foram encaminhados ao Plantão e estão repondendo judicialmente pelos crimes.

Drogas

A quantidade de drogas apreendidas aumentou consideravelmente. De julho a setembro de 2018 foi pouco mais de meio quilo, totalizando 622 gramas. Já no mesmo período em 2019, foram quase dois quilos, 1,935 kg. Um outro indicativo positivo foi que no período não houve nenhum homicídio na cidade.

Patrimônio

Com relação aos crimes contra o patrimônio, houve uma redução na quantidade de furtos, que passou de 140 para 71. No entanto, a quantidade de roubos subiu de dois para seis. De acordo com o sargento Lasmar, desses seis roubos registrados entre julho e setembro de 2019, três foram relacionados a roubo de celular cometidos pelo mesmo criminoso, que foi preso pela polícia.

O furto de veículos subiu de um no terceiro trimestre de 2018 para cinco nestes meses de 2019. Mas conforme destacou sargento Lasmar, quatro foram recuperados e uma pessoa foi presa em flagrante. Houve também de julho a setembro de 2019, um roubo de veículo.

Ações

A Polícia Militar de Vargem Grande do Sul informou que entre as ações inovadoras que realiza no município estão as Operações Bares, em parceria com a GCM, Conselho Tutelar e fiscais da prefeitura, além das audiências públicas, visitas a vítimas de crimes graves, reuniões com autoridades municipais, o desenvolvimento do Programa Vizinhança Solidária, reuniões do Conselho Comunitário de Segurança e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui