O programa Cidades Digitais em Vargem Grande do Sul está em fase final de implantação. O projeto foi realizado através de parceria entre o município e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, onde foi instalada uma rede digital de comunicação, através de fibra óptica, interligando a maioria dos órgãos de atendimento público.
Segundo a prefeitura, os trabalhos foram realizados em três etapas. A primeira foi a perfuração de uma rede subterrânea de aproximadamente 22 km, onde foram passados dois dutos paralelos, sendo um duto para passagem da fibra e outro duto livre para uso futuro do município. A segunda etapa foi a instalação de cabo óptico de 48 fibras sendo que dois pares ficam reservados ao governo federal e o restante ficará à disposição da prefeitura e a terceira etapa foi a instalação e configuração dos equipamentos de informática nos locais atendidos pela rede.
Foram conectados todos os prédios públicos e mais três praças, sendo a da Matriz, Jardim Dolores e Jardim Fortaleza, que vai servir de acesso à população. No total, foram 40 pontos de atendimento.
O objetivo do programa, segundo a prefeitura, é favorecer a inclusão digital no município, melhorar a qualidade dos serviços e da gestão pública, agilizar processos internos informatizados, dar transparência em todos os seus serviços e também promover a inclusão digital da população.
A próxima etapa, que deverá ocorrer em breve, é a visita dos representantes do Ministério das Comunicações para fazer a medição e validação da obra, para, desta forma, habilitar os serviços da rede para que a Prefeitura e a população possam usufruir dos serviços disponíveis.
De acordo com a prefeitura, o investimento nessa parceria foi de R$ 1.525.640,00 e o repasse é realizado diretamente dos Ministérios para a empresa contratada. O município realizou o trabalho de suporte para execução do projeto, a fiscalização e implantação junto ao Ministério.
Fotos: Prefeitura Vargem Grande do Sul