Comissão da Via Crucis segue com preparativos para 3ª Caminhada

A menos de dois meses da 3ª Caminhada da Via Crucis de Vargem Grande do Sul, a Comissão segue com os preparativos na reta final. A caminhada pelas estações construídas no trecho de Vargem do Caminho da Fé acontece no dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho.

O tema da caminhada escolhido para este ano é “São Francisco de Assis do amor de Deus por todas as suas criaturas” e irá falar sobre o meio ambiente e a necessidade de se cuidar da Terra.

Lucas Buzato, membro da comissão, contou que nas últimas semanas o grupo deu início ao processo de montagem do espaço, além das entrevistas com os caminheiros, como por exemplo, a do senhor Valdemar, que aos 95 anos se prepara para participar da terceira caminhada.

Ele ainda comentou que a Comissão esteve em Águas da Prata para uma entrevista com um dos criadores do Caminho da Fé, o senhor Almiro Grings, e a Gestora da Associação, Camila Bassi Teixeira. Segundo Lucas, a exposição do Departamento de Cultura que conta sobre o marco que a Via Crucis deixou em Vargem deve ser inaugurada ainda este mês.

A Comissão iniciou a divulgação da caminhada e é proposto que os participantes realizem a doação de 1 kg de alimento não perecível para as entidades assistenciais e 1 kg de ração para alguns grupos que cuidam de animais abandonados ou que sofreram maus tratos.

Evento

Os preparativos para a 3ª Caminhada tiveram início no dia 15 de janeiro, com a primeira reunião da Comissão. Na ocasião, foram definidos detalhes como tema, horários, divulgação e infraestrutura, além de discutir as melhorias que deverão ser feitas para melhor acolher o participante.

O membro da Comissão Lucas propôs a reflexão do tema deste ano com os demais membros, apresentando dados alarmantes sobre o desmatamento e a importância do reflorestamento. Na reunião também foi discutido o sério problema com o abandono de animais, uma vez que só no Brasil, 30 milhões de animais domésticos foram abandonados nas ruas.

Segundo o informado, em parceria com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul, a Comissão fará o plantio de 50 mudas de árvores durante todo o trajeto da caminhada.

Edição anterior

Em 2019, a Comissão da Via Crucis desenvolveu o tema “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei” e cerca de 1.740 caminheiros e ciclistas percorreram as 15 estações. Na caminhada, que aconteceu no dia 1º de maio, seguindo os passos do beato padre Donizete, foi proposto aos participantes para que colaborassem com 1 kg de alimento não perecível.

De acordo com a Comissão, ao término do evento, foram entregues para a Sociedade Humanitária e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vargem, 416 kg de alimentos e produtos de higiene pessoal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui