Atletas de Vargem lidam com a pandemia treinando em casa

Luisa treina online três vezes por semana. Foto: Arquivo Pessoal

Com a pandemia do novo coronavírus, diversas atividades foram afetadas. Entre elas, as esportivas pelo contato em treinos e competições. À Gazeta, vargengrandenses contaram como está sendo este período.
A atleta de taekwondo Luisa Ranzani, de 14 anos, contou que continua com os treinos três vezes na semana e que pensou em outras alternativas para se manter em forma, ainda que em casa. Ela explicou que intercala os dias de treinamento e sempre pratica no mesmo horário, para manter uma rotina.
“Nos dias em que meu mestre não passa o treino, eu procuro trabalhar minha flexibilidade, e algumas técnicas mais simples de se treinar. Estou focando bastante também em assistir lutas da minha categoria pela internet e também meus vídeos das competições, para estudar possíveis adversárias e procurar meus erros e acertos”, comentou.
No início do ano, Luisa conquistou uma vaga como titular da Seleção Brasileira de Taekwondo, na categoria cadete. Em maio, ela iria competir o Pan-Americano, nos Estados Unidos, mas o torneio foi cancelado por causa da pandemia.
Os treinos, conforme explicou, são feitos por vídeo-chamadas junto ao mestre Carlos Xavier e outros atletas da equipe Hwarangdo, de todas as idades e graduações. Ela contou que o foco agora é não perder o condicionamento físico, por isso estão sendo treinos um pouco mais leves na parte técnica e com bastante foco em treinos físicos.
Luisa pontuou que eles têm um horário fixo para os treinos online e nessas vídeo-chamadas o mestre passa os movimentos e exercícios para fazerem juntos. No restante do dia, a atleta busca treinar alongamento e estudar técnicas de luta, além de conversar com outros atletas que estão na mesma situação.
Segundo a atleta, sua maior dificuldade está sendo manter a dieta. “Apesar de ter o hábito de uma alimentação correta e balanceada, está sendo quase inevitável alguns deslizes”, confessou.
Luisa contou o porquê que é necessário não parar os treinamentos e ter disciplina. “É importante manter a rotina de treino, principalmente para manter um condicionamento físico, ainda mais para mim que sou atleta de competição. Mas também como taekwondista, somos ensinados a termos disciplina, principalmente com os treinos acima de qualquer dificuldade”, pontuou.
Seu objetivo é manter o ritmo de treinos e o condicionamento, para estar preparada quando retornarem as competições. “Eu estou com muita vontade de voltar às competições, e estou fazendo meus treinos em casa com a expectativa de que tudo volte ao normal e que eu esteja preparada para os campeonatos que deixaram de acontecer por conta da pandemia”, completou.

Luta compartilhada
O atleta vargengrandense de paratletismo, Paulo Guerra, contou que também continua com os treinos. Segundo ele, a rotina está tranquila, uma vez que está aproveitando para descansar e recuperar as micro lesões causadas pelo treinamento. No entanto, lamentou que seu treino mudou bastante e que busca fazer fortalecimento e algumas corridas para manter o condicionamento físico.
Para o atleta, a maior dificuldade é adaptar os pesos e aparelhos para executar os treinos e fortalecimento feitos em casa. “É importante não parar o treinamento, para não perder tudo que foi realizado durante a temporada. Então, parar as atividades coloca em risco toda minha preocupação, por isso optei em não parar de treinar”, ressaltou.
Ele contou que seu objetivo é manter e melhorar seu resultado para os critérios da paralimpíadas, que foi prorrogada para 2021. “Nesse momento, não temos uma data para o retorno das competições esportivas, até porque o nosso centro de referência fica na grande São Paulo, aonde nesse momento tem o maior surto do Covid-19. Então nós estamos aguardando orientação do Centro Paralímpico Brasileiro (CPB) para, então, retornar as competições esportivas”, disse.
Paulo pontuou que por conta do vírus há perda de apoio e incentivo das empresas de patrocínios. “Devido o Covid- 19, o fluxo de vendas no comércio afeta muito atletas que precisam muito do patrocínio para se manter”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui