Aulas no Polo Univesp de Vargem não foram interrompidas

Miguel comentou sobre o estudo à distância

O estudante Miguel Biavati Strazza Jaime, 21 anos, é um dentre os 250 alunos do Polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) de Vargem Grande do Sul, localizado na Vila Santa Terezinha, que continua firme nos seus estudos universitários, mesmo com a pandemia da covid-19 que proibiu aulas presenciais em todas as escolas e universidades do país.
Explica a orientadora do Polo, Cláudia Bedin, que por ser ensino à distância, os alunos estão seguindo normalmente a programação. “Eles já estavam acostumados ao ritmo das aulas que eram dadas através de plataformas online. Assim, eles assistem às aulas em casa, onde também fazem as provas, que antes eram feitas no Polo, mas que devido à pandemia, passaram também a ser realizadas nas residências dos alunos com o respaldo da orientadora do Polo”, afirmou Cláudia.
O Polo de Vargem mantém cerca de 50 computadores e em casos extremos em que o aluno precisar do equipamento, ele pode usá-lo, desde que todas as precauções como uso de álcool gel, distanciamento necessário e a máscara, sejam tomadas, explicou a orientadora. Porém, ela assegurou que atualmente praticamente todos os alunos possuem seus próprios computadores para acessarem as aulas e as provas que são ministradas através do sistema Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA).
Ao todo, o Polo da Univesp de Vargem oferece seis cursos gratuitos, as licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia; o curso de Gestão Pública e os de Engenharia de Produção e Engenharia da Computação. Miguel iniciou os estudos na Univesp no segundo semestre de 2017, cursando Licenciatura em Matemática e agora vai iniciar o último ano do curso, que dura quatro anos.
“Devido ao fato de a Univesp proporcionar o ensino a distância, os meus estudos mesmo frente a essa pandemia continuaram, de forma que os professores tiveram que se adequar, gravando as aulas em suas casas, ao invés de irem ao estúdio onde sempre gravaram desde o início do curso. A adaptação pra nós alunos foi tranquila, pois não mudou muita coisa do que já estávamos acostumados, mas com certeza tivemos o apoio da Universidade”, afirmou à Gazeta.
Ele explicou que as provas que fazia semestralmente eram presenciais e agora passaram a ser online, no qual os alunos recebem o link de determinada prova e só consegue acessar ela no dia e no horário previsto. “Antes disso não temos permissão para fazer. Realizamos a prova e no meu caso como temos que utilizar cálculos na prova, fazemos em papel mesmo, digitalizamos em PDF e enviamos para correção”, disse.
Para ele, a situação frente à pandemia é muito séria e com certeza os alunos e a Universidade sempre vão tomar todos os cuidados e precauções para que tudo possa melhorar e aos poucos as coisas irem voltando ao normal. Lembrou que devido ao coronavírus, os alunos não conseguiam realizar o estágio devido ao fechamento das escolas, mas a Univesp comunicou que os estudantes não precisariam se preocupar nesse momento com a questão, pois os prazos seriam estendidos para que pudesse realizar os estágios quando tudo voltar ao normal.
Sobre estudar no Polo da Univesp em Vargem, Miguel disse que foi uma oportunidade muito vantajosa, pois a área que ele escolheu, a de Licenciatura em Matemática não havia nas cidades mais próximas e com a Univesp ele está conseguindo realizar seus estudos, trabalhando normalmente.
Trabalhando atualmente na Farmácia e Drogaria Santa Rita, Miguel afirmou que realizou os estudos desde o ensino fundamental até o médio na Escola D. Pedro II, onde hoje realiza todas as cargas horárias do seu estágio para a faculdade. “Sou muito grato a escola e a oportunidade que me deram e também a Univesp por ter a possibilidade de realizar os meus estudos”, agradeceu o universitário. Para ele, estudar na Univesp exige muita disciplina e dedicação, pois o aluno faz o seu próprio ensino, através de leituras de textos, e também com vídeo aula, devidamente explicada por cada professor da matéria.
“Sem dúvida, para aqueles que pensam em realizar seus estudos através da Univesp, vale muito a pena essa oportunidade. Para mim foi uma grande passagem que consegui realizar e se Deus quiser vou me formar. Com certeza fazer uma faculdade não deixa de ser difícil, mas estudar à distância pode ser um caminho e uma grande escolha para qualquer pessoa, como foi pra mim”, afirmou.

Vestibular
A coordenadora do Polo, Cláudia Bedin acredita que novo vestibular para entrar nos cursos da Univesp só deverá acontecer no final do ano, pois devido à pandemia, o governo não anunciou os vestibulares que geralmente aconteciam no meio do ano. “Pode ser que com a retomada normal das aulas, aconteça no final do ano o vestibular para 2021. A procura é grande”, falou a coordenadora. Também indagada sobre as desistências dos alunos, disse que nos primeiros anos foi maior, mas que aos poucos os alunos vão cada vez mais se adaptando ao ritmo do sistema de ensino à distância e consequentemente, as desistências de quem iniciou o curso nos últimos tempos são cada vez menores.
Ela ressaltou que a qualidade do ensino, por ser escola que tem parceria com as principais universidades do Estado de São Paulo, como USP, Unesp, Unicamp, o Centro Paula Souza e a Fundação Padre Anchieta, além de ter o reconhecimento do MEC e totalmente gratuita, tem aumentado o interesse dos alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui