Prefeitura pede doação de cilindros de Oxigênio

Cilindros foram entregues na quarta-feira, dia 31, na Baixada Santista e Vale do Paraíba. A secretária Patrícia Ellen, do Desenvolvimento Econômico e Jean Gorinchteyn, da Saúde, acompanharam a ação. Foto: Governo de São Paulo

O reabastecimento de cilindros de oxigênio medicinal no no Estado São Paulo já apresenta dificuldade em algumas cidades. O governo lançou uma campanha e fez um apelo para que empresas passassem a auxiliar na obtenção do gás que tem sido muito utilizado e teve seu consumo aumentado por conta da pandemia da Covid-19.
Em Vargem, a Gazeta havia publicado há duas semanas que a prefeitura já estava com dificuldades de abastecer os cilindros de oxigênio usados pelo Departamento de Saúde, devido à grande procura do mercado. Nesta semana, o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), em uma live, pediu aos moradores que tenham esses cilindros que os emprestem à municipalidade, para que seja feito uma espécie de estoque do gás.
Amarildo explicou que a procura está alta e que no sábado, a prefeitura emprestou um cilindro grande e outros dois pequenos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mococa, que teve sua cobertura destruída na última sexta-feira, dia 26, por um forte vendaval.
De acordo com o prefeito, o Hospital de Caridade possui um reservatório grande do gás, que segue abastecido normalmente, mas a dificuldade é em reabastecer os cilindros pequenos que a prefeitura usa nas ambulâncias e também no Posto de Pronto Atendimento (PPA) Alfeu Rodrigues do Patrocínio.
Assim, ele pediu às pessoas e empresas que possuem esses cilindros de oxigênio medicinal em casa, não importa o tamanho, que os emprestem ou que façam a doação à prefeitura. “Mesmo vazios, nós vamos carregar e deixar armazenado, porque nos próximos dias, talvez seja necessário usar deste cilindro para que não falte”, explicou.
O receio é que se repita o caos ocorrido em Manaus, quando pacientes morreram por falta de oxigênio. “Não queremos e não podemos deixar acontecer no nosso município”, ressaltou Amarildo. De acordo com o prefeito, quem não puder doar, mas emprestar o cilindro, ele será devolvido após a crise da Covid-19 normalizar.

Como fazer
Quem tiver um desses cilindros em casa, que são verdes e vão de 3 até 50 metros cúbicos de capacidade, basta leva-los na sede do Departamento Municipal de Saúde, que fica entre a porta do PPA e a entrada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Vila Santana. Caso o morador não possa levar o cilindro até o ponto de coleta, pode entrar em contato pelo telefone (19) 3641-3453 que será providenciada a sua retirada.

Distribuição do gás
O Governador João Doria (PSDB) anunciou na quarta, dia 31, a compra e o início da distribuição de dois mil cilindros de oxigênio para os municípios de todas as regiões do Estado. Levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional e pelo Conselho dos Secretários Municipais de Saúde aponta que ao menos 120 munícipios estão em situação emergencial. Além disso, o Governo de SP entrou em contato com todas as universidades para verificar a disponibilidade de cilindros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui