Divinolândia participou da cerimônia anual de pactuação do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e pelo Instituto Votorantim. O evento, que neste ano foi realizado de forma virtual devido à pandemia da Covid-19, apresentou o plano nacional do programa para 2021. As ações são desenvolvidas em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação.
O PVE tem o objetivo de contribuir com a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim ou de suas investidas. O evento de pactuação contou com a realização de seminários, palestras e mesas redondas com especialistas em educação de todo o país. Foram discutidos os desafios da educação pública no Brasil e a garantia da aprendizagem durante o período de distanciamento social, com a realização de oficinas para abordagem prática dos temas.
Enquanto 2020 foi um ano de adaptação às dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, a expectativa é que 2021, com novas gestões municipais, seja um ano de planejamento para a garantia dos direitos dos estudantes e a recuperação da aprendizagem. Entre as novidades, as frentes de gestão continuam a apoiar as Secretarias de Educação locais, principalmente na continuidade das ações ao enfrentamento da pandemia, implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientação sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e ensino híbrido.
Pandemia em 2020
A cidade de Divinolândia foi um dos destaques nacionais do PVE 2020, cuja mobilização produziu vídeos que foram publicados no Facebook, a fim de incentivar as atividades com as crianças em casa, além de promover palestras para profissionais da educação.
Sobre o PVE
O programa Parceria pela Valorização da Educação é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas da Votorantim que buscam contribuir para a melhoria da educação pública dos municípios onde a Votorantim atua, e em regiões de influência, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar, e da mobilização social das comunidades.