Um homem acionou a Polícia Militar na Vila Santana, no domingo, dia 18, e informou que seu filho chegou em casa com uma motocicleta que não era sua e não soube explicar a procedência dela.
A equipe, composta pela cabo Marcienta e soldado Salomão, foi ao local e constatou que a moto XTZ, da Yamaha, estava na garagem da residência. O autor saiu de dentro da casa assim que os policiais chegaram.
Questionado pelos policiais, ele disse que tinha pego a moto emprestada de um amigo e que seria uma moto de trilha. Porém seu pai mostrou o local onde a placa estava escondida, em baixo da cama no quarto do rapaz, onde foram encontradas pela equipe também duas carenagens e o farol da moto.
Em consulta ao sistema de dados do Estado, foi constatado que não se tratava de produto de atos ilícitos. Ainda pelo local, havia um senhor em frente à casa dizendo que estava aguardando a chegada da equipe, pois suas ferramentas de trabalho haviam sido furtadas após o arrombamento em uma obra, naquela madrugada.
O pai disse que elas estavam na sua casa, pois seu filho as tinha levado para lá. Diante de todas estas informações, foi dada voz de prisão em flagrante ao autor pelo crime de furto.
A equipe prosseguiu em diligência até o endereço que consta no cadastro da motocicleta. Por lá, a moradora informou que havia vendido a moto para o dono de uma loja, na sexta-feira, dia 16. Os PMs foram à procura do novo proprietário via telefone. Ele confirmou que havia comprado o veículo e que havia deixado a moto na casa do seu pai, e que ambos estavam em Poços de Caldas, mas já em retorno.
Foi feito contato com o Plantão Policial, onde a ocorrência foi relatada. Pelo plantão policial, o delegado determinou a prisão do rapaz, elaborando dois boletins de ocorrências distintos, sendo um pelo furto da motocicleta e outro sobre o furto qualificado das ferramentas.