Durante todo o mês de agosto, o Departamento de Cultura e Turismo promoverá diversas oficinas em parceria com Ponto Mis e Oficinas Culturais. Todos os eventos são gratuitos, no formato online. Estes programas do Governo do Estado têm como intuito capacitar e fomentar a arte e a cultura para todos.
A oficina ‘Documentários Domésticos’ com Lucas Gervilla acontece nesta segunda-feira, dia 16, na quarta-feira, dia 18, e na sexta-feira, dia 20. A oficina, que tem classificação indicativa para 16 anos, será ao vivo na plataforma Zoom, das 19h às 21h. Ao todo, são 50 vagas disponíveis por cidade e as inscrições devem ser feitas no Sympla. Estão liberadas para participar as pessoas que se interessam pela produção de cinema e documentário. Além disso, podem participar estudantes, jovens produtores, cineastas iniciantes, entusiastas do cinema documentário e youtubers. O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado.
Segundo o Departamento de Cultura, a oficina é um minicurso com seis horas de duração onde os participantes entram em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo, sendo celulares, webcam, câmeras semiprofissionais, DSLR’s, etc.
Conforme o informado, a atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa -respeitando as orientações de distanciamento social – utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem, resultando em minidocumentário.
Fotografia
Mais uma oficina acontecerá nos dias 24, 26 e 27 de agosto, das 19h às 21h. Com classificação indicativa de 14 anos, a oficina ‘Fotógrafos Asiáticos’, com Melissa Szymanski, é aberta para os interessados no tema.
Nesta oficina também serão apenas 50 vagas por cidade, sendo realizada ao vivo na plataforma zoom. As inscrições serão via. O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, bem como o certificado.
A Cultura informou que a oficina propõe expor a importância nas artes visuais e por consequência, na fotografia desses fotógrafos geniais e suas características ímpares. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e principalmente, como cada artista cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas.