Novo bispo da Diocese de São João foi nomeado pelo Papa

Dom José Carlos Brandão Cabral assume a Diocese em novembro. Foto: Divulgação

O Papa Francisco nomeou Dom José Carlos Brandão Cabral como o novo bispo da diocese de São João da Boa Vista, na quarta-feira, dia 3. A nomeação de D. José foi publicada no boletim de imprensa da Santa Sé, às 12h no horário de Roma, 7h no horário de Brasília.
Dom José Carlos Brandão Cabral foi transferido da diocese de Almenara, em Minas Gerais, da qual está à frente desde outubro de 2013 e, agora, será o sexto bispo de São João da Boa Vista. De acordo com o informado pela Diocese de São João, sua posse será dia 6 de novembro de 2022.
A Diocese de São João da Boa Vista, que abrange 79 paróquias em 18 cidades, com 120 sacerdotes, estava sem bispo titular, desde março deste ano, quando Dom Antônio Emidio Vilar foi transferido para a Diocese de São José do Rio Preto (SP).
O bispo falou sobre a nomeação. “Foi com grande surpresa que acolhi a notícia da minha transferência da Sede Episcopal de Almenara (MG) para a Sede de São João da Boa Vista. Deus está sempre nos surpreendendo e o Papa Francisco também com essa nomeação para ser o novo Bispo desta Igreja Particular. Acolhi esse desafio que a Igreja me confia com espírito de obediência ao Santo Padre, a quem expresso minha reverência, e com espírito de serviço, confiando na assistência do Santo Espírito que inspirará a todos nós nesse novo ciclo que se abre nesta Diocese”, disse.
Dom José Carlos pontuou que está vindo com grande entusiasmo e fé. Ele relatou que ainda está surpreso com a transferência e parafraseou o Bispo de Hipona, Santo Agostinho, ‘para vós sou Bispo, mas convosco sou cristão’. “Com isso, afirmo que quero assegurar a todos o grande desejo de viver e cumprir a missão que me foi confiada num clima de diálogo, paternal, de amizade fecunda, de trocas de experiências e com espírito de ‘sinodalidade’ como nos pede o Santo Padre Francisco”, disse.
“O Espírito Santo já está aí entre vocês, portanto, há muita coisa bonita a ser partilhada, sobretudo por ter já passado por aí grandes Pastores que deixaram grandes marcas com suas atuações pastorais, juntamente com a colaboração do presbitério, diáconos, religiosos(as), movimentos e as forças vivas de atuação dos cristãos leigos e leigas que marcaram épocas, até os dias atuais.

O bispo
O bispo nasceu em 30 de maio de 1963 em Queiroz (SP), e está com 59 anos de idade. Iniciou sua formação religiosa em 1977, na fraternidade dos Frades Capuchinhos, em 1989 passou a fazer a caminhada dos estudos na diocese de Limeira (SP), onde recebeu a ordenação presbiteral em 1993.
Ele trabalhou em diversas paróquias desta diocese e colaborou com a Cúria Diocesana nas funções de vigário episcopal e juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas. Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Americana (SP) e chanceler da Cúria.
Ele foi nomeado bispo de Almenara pelo Papa Francisco. Recebeu a ordenação episcopal em 15 de setembro de 2013, no Santuário Santo Antônio de Pádua, na cidade de Americana. O sagrante principal foi Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo de Limeira, e os consagrantes foram Dom Ercílio Turco, bispo de Osasco e Dom Hugo María Van Steekelenburg, bispo emérito de Almenara.
Tomou posse na Diocese de Almenara em 20 de outubro de 2013. Em 25 de março de 2020, foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Araçuaí. E na quarta-feira, dia 3, foi nomeado pelo Santo Padre o Papa Francisco, o sexto bispo Diocesano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui