Tremor de terra é sentido na região, na quarta-feira, dia 21

Observatório de Sismologia da UNB registrou o tremor ocorrido em Divinolândia. Foto: reprodução unb

Um tremor de terra foi sentido em cidades da região na manhã desta quarta-feira, dia 21 de setembro.
De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o evento teve como epicentro Divinolândia e há relatos de pessoas que sentiram a terra tremer também em São João da Boa Vista, Vargem Grande do Sul e Poços de Caldas.
Segundo o Observatório Sismológico, o evento ocorreu às 5h50m54s e teve 2,6 de magnitude regional. Em geral, as pessoas percebem o impacto como semelhante à passagem de um veículo grande e pesado.
No dia 24 de fevereiro deste ano, um outro tremor teve São Sebastião da Grama como epicentro. Na ocasião, o abalo de 2.7 na escala Richter regional, também de baixa magnitude, ocorreu por volta das 21h. Moradores de Vargem, São João da Boa Vista, Santo Antônio do Jardim, Poços de Caldas e Espírito Santo do Pinhal também relataram terem sentido o tremor.

Escala
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), tremores com magnitude de 2 a 4 são semelhantes ao impacto da passagem de um veículo grande e pesado. Magnitude entre 4 e 6 quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis.
Ainda segundo a RSBR, magnitude entre 6 e 7 provoca danos em edifícios e destruição de construções frágeis. Magnitude entre 7 e 8 danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo e magnitude entre 8 e 9 provoca destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções e magnitude maior que 9 destruição total com ondulações visíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui