Paulo Cesar Pinheiro (Paulo Cesar Francisco Pinheiro)
Nascimento: 28/04/1949: Rio de Janeiro (RJ)
Atividades: Compositor, Teatrólogo, Escritor e Poeta
A obra de Paulo Cesar Pinheiro o consagra como um dos mais importantes letristas da música popular brasileira, sobretudo no samba.
Na infância, morou em Angra dos Reis quando produziu seus primeiros versos e conheceu João de Aquino (1945), parceiro na canção “Viagem”, gravada por Baden-Powell e pela cantora Márcia, ambas lançadas em 1969.
Com Baden-Powell compõe “Lapinha”, que venceu a 1ª Bienal do Samba de 1968 da TV Record; que foi gravada neste mesmo ano por vários interpretes, entre eles Elis Regina e Elza Soares.
Em 1971, o samba “E lá se vão meus anéis” com Eduardo Gudin, defendida pelos “Originais do Samba”; venceu o 4º Festival Universitário da Música da TV Tupi do Rio de Janeiro.
No início da década de 70, destaca-se por sucessos na voz de Elis Regina: “Samba do Perdão”, “Vou Deitar e Rolar”, “Quaquaraquaqua” e “Aviso aos Navegantes”, todos em parceria com Baden-Powell.
Ao longo de mais de 40 anos de carreira, é parceiro e convive com músicos, interpretes da música popular brasileira.
Com o samba “Mordaça” (1974), com Eduardo Gudin e “To voltando” (1979), com Maurício Tapajós; celebra a volta dos exilados pela ditadura militar ao país.
Paulo Cesar Pinheiro tem mais de duas mil canções, das quais, mais de mil gravadas. Compôs com cerca de 120 parceiros; João Nogueira, João de Aquino, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Ivan Lins
Sua primeira composição foi aos 14 anos, “Viagem” em parceria com João de Aquino.
Salve!! Paulo Cesar Pinheiro!!
Raul Rodrigues Baía Filho