Crítico Marcelo Lyra ministrou oficina

Marcelo Lyra ministrou oficina gratuita ‘Como os livros se tornam filmes’

O Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Vargem Grande do Sul, em parceria com o MIS, Museu da Imagem e do Som, recebeu o crítico em cinema e literatura, Marcelo Lyra, na última quarta-feira, dia 6, às 13h30, na Casa da Cultura, à Rua Major Corrêa, nº 505, no Centro. Marcelo ministrou a oficina gratuita ‘Como os livros se tornam filmes’.
No encontro, Marcelo apresentou para as dezenas de pessoas presentes, um novo panorama a respeito das diferentes formas de adaptar livros para o cinema, utilizando leituras de trechos de livros, assim como análises de cenas.
Marcelo Lyra é formado em Jornalismo pela PUC-SP em 1989, cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP. Crítico de cinema do Caderno 2 do Jornal O Estado de S. Paulo, entre 1999 e 2001, foi crítico de cinema também do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações: Revista de Cinema, Jornal do Brasil, Revista Bizz e outros.
A partir de 2005 até 2014 passou a exercer também o cargo de crítico literário, tanto para o jornal Valor Econômico como para a revista Isto É, além de ministrar regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema, cinema brasileiro e outros, em espaços como o Cinesesc, Museu da Imagem e do Som e Espaço Itaú de Cinema.
É autor do livro “Cinema Como Razão de Viver”, publicado em 2003. Ministra cursos de história do cinema, realiza regularmente curadorias de mostras de cinema, participou de inúmeras comissões de seleção de filmes para festivais e de júris de festivais como o de Brasília, do Ceará, Goiás, Porto Alegre, Santa Catarina, curtas de São Paulo e outros.
Em 1993, foi vencedor do prêmio Abic de melhor reportagem. Do trabalho como crítico de cinema e crítico literário surgiu a ideia do curso Literatura e Cinema: a Arte da Adaptação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui