Governo lança Rotas da Cachaça, com trajeto pela região

Secretário de Agricultura Guilherme Piaí, Lucas da casa da Lavoura de São Sebastião da Grama, Fernando Corrêa, do alambique Prosa Caipira, vice-governador Felício Ramuth e José Carlos de Faria Júnior, da Secretaria de Agricultura

O Governo de São Paulo lançou, no dia 11 de dezembro, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, as Rotas da Cachaça de São Paulo, ação inédita que destaca o potencial turístico da produção desta bebida que representa a história e a identidade cultural do Brasil. Entre os roteiros definidos pelo governo, está o Serras Paulistas, que engloba alambiques e destilarias de Vargem Grande do Sul, São Sebastião da Grama e São João da Boa Vista.
A cachaça é um dos destilados mais emblemáticos do país, com quase 500 anos de história. São Paulo é um dos principais polos de produção, pesquisa e consumo, liderando as exportações brasileiras, com 6,6 milhões de litros, equivalentes a 46% do total nacional. Além disso, o estado é responsável por 30,7% dos empregos ativos na fabricação de aguardente de cana-de-açúcar em 2024, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
Com oito rotas distribuídas por 65 municípios, além de oito destinos de experiências e mais oito destinos de negócios, a iniciativa também visa fomentar o agronegócio e o desenvolvimento regional em todo o estado. Esta é uma ação coordenada pela Casa Civil e com contribuições das Secretarias de Turismo e Viagens; de Agricultura e Abastecimento; de Cultura e Economias Criativas; de Desenvolvimento Econômico e da Invest SP.
As Rotas da Cachaça têm como objetivo ampliar mercados, estimular novos investimentos e expandir a presença da cachaça paulista dentro e fora do país, garantindo um produto seguro e de qualidade. A proposta integra produtores, indústrias, comerciantes e consumidores, movimentando toda a cadeia econômica com novos negócios, empregos e fortalecimento do setor.
“Esta é a bebida que mais simboliza a cultura brasileira e o mercado internacional também já abraça essa tradição. Os alambiques paulistas têm legado e qualidade e posicionaram o estado de São Paulo como o principal exportador do destilado. Com as Rotas da Cachaça, o Governo quer desenvolver e incentivar ainda mais essas potencialidades, apresentando aos turistas história e gastronomia e impulsionando economias locais”, afirmou o vice-governador, Felício Ramuth.
Também foi lançada a nova linha de crédito *Alambique Legal*, do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), destinada a apoiar financeiramente produtores de cachaça em sua formalização sanitária e regulatória.

Rota Serras Paulistas
As rotas Serras Paulistas – que engloba destilarias de Vargem Grande do Sul, São João da Boa Vista, São Sebastião da Grama e Mogi Guaçu – Mogiana, Noroeste, Cuesta, Itaqueri e Tietê, Centro Paulista, Frutas e Bandeirantes, Circuito das Águas e Alta Paulista concentram 65 produtores do destilado. O projeto inclui, ainda, sete destinos de experiências e oito destinos de negócios. Confira a lista completa no site www.rotasdacachaca.sp.gov.br/rotas-cachaca.
Na Rota das Serras, o governo do Estado observa que as regiões serranas de São Paulo, o terroir se revela no clima ameno, na altitude e nas paisagens de refúgio. A cachaça ganha elegância, equilíbrio e aromas complexos, com destaque para envelhecimentos variados e processos bem cuidados. Um roteiro que une turismo rural, gastronomia afetiva e produtores que mantêm viva a tradição do alambique familiar.
Fazem parte dessa rota o Alambique Prosa Caipira, de São Sebastião da Grama; a Geest Destilaria, de Vargem Grande do Sul e o Engenho Vale da Serra e o Alambique de Cachaça Ipê, ambos em São João da Boa Vista.
O circuito de rotas apresenta experiências de visitas e degustações guiadas, trilhas ecológicas, almoços harmonizados e hospedagens rurais. No segmento de formação, o projeto prevê a realização de workshops e cursos com a temática voltada para o turismo histórico e vivências imersivas com famílias produtoras. Em regiões como o Vale do Ribeira e o Circuito das Águas, o roteiro se integra à natureza, com propriedades que unem sustentabilidade, conservação ambiental e gastronomia.
“São Paulo está valorizando sua cadeia produtiva desde o lançamento das Rotas do Vinho. Seguimos e anunciamos as Rotas do Café, Rotas do Queijo e agora as Rotas da Cachaça, que coroam este trabalho de valorização do nosso turismo rural”, afirmou o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui