Publicitário de Vargem ganha prêmio em Londres

Na foto, Amy Binns, da KFC; Hermeti Balarin, da Mother London; Monica Pool, KFC; Rich Tamahsebi, Mother e Ana Balarin, da Mother. Foto: Arquivo Pessoal
Na foto, Amy Binns, da KFC; Hermeti Balarin, da Mother London; Monica Pool, KFC; Rich Tamahsebi, Mother e Ana Balarin, da Mother. Foto: Arquivo Pessoal

O publicitário Hermeti Balarin e sua esposa Ana, sócios da agência Mother London, ganharam recentemente o prêmio Lápis Amarelo, do D&AD, um dos mais prestigiados e acirrados da propaganda em todo mundo. O casal ainda tem muito a comemorar. Eles também foram nomeados presidentes do Creative Circle na Inglaterra, uma organização dedicada à criatividade na publicidade britânica, como explicou Hermeti em entrevista à Gazeta de Vargem Grande.
Em fevereiro, a rede de fast food KFC, especializada em vender baldes com pedaços de frango frito, se viu em uma situação bastante delicada no Reino Unido: foi obrigada a fechar temporariamente 646 lojas justamente por falta de frango. Um problema com os novos fornecedores impediu de chegar o produto aos restaurantes.
Nos dias da crise, a agência Mother London criou um anúncio que circulou nos principais jornais do país com o famoso baldinho de frango do KFC vazio. As letras da marca foram trocadas para “FCK” – que remete a um palavrão em inglês. Abaixo da imagem, um texto pedia desculpas pelo falta de frango, que acabou forçando a rede a fechar a maioria das suas lojas por todo Reino Unido.
O anúncio foi um sucesso imediato e rendeu à Mother London premiações. “O prêmio do D&AD é considerado o mais difícil da indústria da propaganda mundial. Muitos dos melhores profissionais do mercado nunca ganharam o cobiçado Lápis Amarelo. Por isso, estamos felicíssimos com o nosso primeiro Lápis Amarelo. Ainda mais pela forma com que ganhamos. Desde o início da crise do frango e a criação do anúncio até a premiação foram menos de três meses”, contou Hermeti.
“Quanto ao anúncio, foi uma das peças de maior destaque da história da Mother em seus 21 anos. As circunstâncias foram extremamente atípicas. Porém, acabaram criando uma oportunidade única da marca mostrar seu lado humano e humilde. Trocar as letras do logo para insinuar um palavrão (daqueles que a gente xinga a si mesmo quando fazemos algo errado) precisou de uma coragem inigualável. E para completar um toque de humor e inteligência, que sempre são bem vindos quando se comunicando com o público. Apesar de conter tal “palavrão” insinuado não houve uma reclamação sequer feita aos órgãos de monitoramento de publicidade”, avaliou.
O anúncio ainda rendeu à Mother London outras premiações no D&AD, como mais dois Lápis de Madeira (bronze). A agência também ganhou mais um Lápis de Madeira para um outro cliente: o site de comparação de preços MoneySuperMarket, pela peça Epic Action Man.

Criative Circle

Recentemente, Hermeti e Ana também assumiram a presidência do Creative Circle, uma organização educacional sem fins lucrativos, dedicada à criatividade na publicidade britânica. “É a mais antiga premiação de publicidade e marketing da Europa. Sua missão é promover a excelência criativa em publicidade, e o compartilhamento de experiência e conhecimento através de programas educacionais para jovens criativos. Os prêmios anuais do Creative Circle são julgados pela comunidade criativa britânica e são altamente cobiçados”, explicou Hermeti.
“Nós somos os primeiros brasileiros a se tornarem presidentes da organização. Nossa gestão durará dois anos. Vamos focar nossos esforços em promover a criatividade que não só encanta a classe publicitária mas também o público em geral”, comentou.

Anúncio publicado nos jornais britânicos que rendeu a premiação para a agência. Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui