Outubro Rosa: prefeitura vai licitar exames de mamografia

0
529

Com o início do mês, também começou a Campanha Outubro Rosa, desenvolvida pelo Ministério da Saúde com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama promovendo a conscientização sobre as doenças.  Em Vargem Grande do Sul, a prefeitura informou que tem trabalhado para reduzir o déficit de mamografias. Para isso, vai licitar a contratação de mais desses exames. Atualmente, a fila de espera é de mais de 500 pacientes.

De acordo com o Ministério da Saúde, a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres a partir da observação e autoexame das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de uma técnica específica de autoexame.

Os principais sinais e sintomas são nódulos (caroço), fixo e geralmente indolor. Esta é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Outros sintomas são pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas.

A detecção precoce aumenta as chances de tratamento e cura, e também pode ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Medicina é que as mulheres façam a mamografia a partir dos 40 anos de idade, segundo normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) seguidas pelo Ministério da Saúde da faixa dos 50 aos 69 anos é definida como público prioritário para a realização do exame preventivo.

Em Vargem

O Departamento Municipal de Saúde informou que desenvolverá estratégias para o melhor atendimento às mulheres, oferecendo coleta de preventivos no dia 20 de outubro, no Centro de Atendimento a Mulher (CAM) Ordália Moraes e no dia 27 de outubro, nas unidades de saúde dos bairros Jardim Dolores, Jardim São José, Jardim Paulista, Jardim Santa Marta e Vila Santana, das 7h às 17h.

Segundo a prefeitura, a demanda atual de exames de mamografias caiu de 931 para 510 exames, sendo realizados no AME de Casa Branca, AME e Santa Casa de São João da Boa Vista. Além de compra direta pela prefeitura de 100 mamografias realizadas no município. Também foi solicitada pelo departamento de Saúde a abertura de processo licitatório para aquisição de mais exames de mamografias, para suprir as necessidades dos munícipes.

Outubro Rosa: prefeitura vai licitar exames de mamografia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui