Informe Publicitário: A eficiência do diagnóstico de doenças renais pelo ultrassom

A dor é insuportável quando os rins são acometidos por cálculo renal ou infecção urinária. Sempre que isso acontece, pode ser necessária uma avaliação médica. Saiba como é feito o ultrassom dos rins, exame utilizado para verificar a saúde desse órgão que filtra as impurezas do seu sangue e de outros órgãos relacionados às suas vias urinárias.

Uma ultrassonografia renal é um exame seguro e indolor que usa ondas sonoras para fazer imagens dos rins, ureteres e bexiga.

Os rins são um par de órgãos em forma de feijão localizados na parte posterior da cavidade abdominal (retroperitônio), logo acima da cintura. Eles removem os resíduos do sangue e produzem urina. Os ureteres são tubos finos que transportam a urina dos rins para a bexiga.

Durante o exame, um equipamento de ultrassom envia ondas sonoras para a área do rim e as imagens são gravadas em um computador. As imagens em preto e branco mostram a estrutura interna dos rins e órgãos relacionados. As imagens coloridas demonstram seu fluxo sanguíneo.

Os médicos solicitam ultrassom dos rins quando há preocupação com certos tipos de problemas relacionados aos órgãos do trato urinário. O exame pode mostrar:

  • o tamanho dos rins e suas características;
  • sinais de lesões nos rins;
  • anormalidades presentes desde o nascimento;
  • presença de obstruções ou pedras nos rins;
  • complicações de uma infecção do trato urinário;
  • cistos ou tumores.

Qual o preparo necessário?

Normalmente, o paciente não precisa fazer nada especial para se preparar para uma ultrassonografia renal, a não ser estar com a bexiga cheia. Mas, isso também vai depender da idade e condições do paciente.

O paciente ainda deve informar ao médico sobre qualquer medicamento que esteja tomando e, se houver exames anteriores, entregá-los para auxiliar na análise comparativa das imagens.

Onde posso fazer um ultrassom dos rins?

O ultrassom dos rins em Vargem Grande do Sul é feito na Diagcenter, clínica especializada em diagnóstico por imagem há quase 20 anos.

Como é feito o ultrassom dos rins na Diagcenter?

Será espalhado um gel no abdômen do paciente, sobre a região dos rins. Este gel vai ajudar na transmissão das ondas sonoras. O médico então move um transdutor sobre o gel.

O transdutor emite ondas sonoras de alta frequência e um computador mede como as ondas sonoras se recuperam de dentro do corpo. O computador então converte essas ondas sonoras em imagens a serem analisadas. O procedimento todo geralmente leva menos de 15 minutos.

Resultados: O profissional da Diagcenter que realiza o seu exame é especialmente treinado em leitura e interpretação de imagens de ultrassonografia, sendo responsável por analisar os seus resultados e fornecer as devidas informações na confecção de um laudo.

Com esse laudo em mãos, o médico solicitante vai analisar o que foi encontrado no ultrassom e fornecer um diagnóstico. Se os resultados do exame parecerem anormais ou forem insuficientes para fechar um diagnóstico, ele ainda poderá solicitar exames complementares para auxiliá-lo.

Em caso de urgência e emergência, os resultados de um ultrassom podem estar disponíveis em um curto período de tempo. Caso contrário, geralmente estão prontos entre 1 e 2 dias.

Novidade para 2020! Visualize ou imprima os resultados dos seus exames através do nosso site: www.diagcenter.com.br

Dr. Valdir Cheavegati Júnior

Responsável Técnico

CRM 85.833

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui