Diretora de Cultura lamenta cancelamento e anuncia live para celebrar a Romaria

Márcia Iared explicou que transmissão contará com rico material sobre a Romaria

A diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Márcia Iared, pontuou que há três anos de completar meio século, ao que indica o andar das carroças, não será possível ter em 2020 o mais antigo evento da cidade, que é a Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana, uma vez que a data não pode ser mudada por ser uma homenagem à Padroeira da cidade.
“Nos enganamos ao achar que no mês de julho estaríamos a salvo do isolamento social. Mesmo que em um prognóstico positivo e otimista que no mês do aniversário da cidade, em setembro, já estivéssemos livres de qualquer risco, a Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana é o único evento que dificilmente poderia ser transferido da sua data oficial que sempre foi o último domingo de julho”, pontuou.
Márcia lembrou que a Romaria recebe anualmente pela sua tradição cavaleiros e amazonas de quase 30 cidades, que sempre comparecem por saberem de há muito tempo, sua data oficial. “Seria um risco realizar em outra data, uma vez que a divulgação normal em data diferente, jamais atingira a totalidade de seus fiéis adeptos”, pontuou.
A diretora de Cultura contou como curiosidade, que na sua história de quase 50 anos, a Romaria só mudou de data uma vez, quando organizada para sair, teve que ser transferida por conta de uma chuva torrencial que não deu tréguas. “Na semana seguinte, já era agosto e como já haviam dito alguns “profetas”, a Romaria não atingiu o seu público habitual”, disse.
“Em razão da pandemia do covid-19 que agora está chegando no interior e visando a prevenção e a vida das pessoas em primeiro lugar o Departamento de Cultura, o Departamento de Saúde e o prefeito decidem pela suspensão da 46ª Romaria que por tantas vezes aconteceu juntamente com as tradicionais festividades de Sant’Ana”, completou.

Live irá marcar a data

Para que esta edição do evento não passe em branco, uma live com os melhores momentos dos últimos 45 anos está sendo organizada. De acordo com o Departamento de Cultura e Turismo, a ação tem como objetivo deixar viva a história desta celebração. De acordo com a diretora de Cultura, Márcia Iared, a live ocorrerá no dia 25 de julho, que é o último sábado do mês, às 19h, nas redes sociais da prefeitura.
Márcia Iared pontuou que independente da não realização deste evento, que é tão aguardado, jamais deixariam de reavivar sua memória de tantas histórias. “Além de honrar todos os seus pioneiros que se organizaram naquele ano de 1974, Centenário de Vargem Grande do Sul, na gestão do então prefeito Huber Brás Cossi, quando foi realizada a primeira Romaria com o objetivo de transportar o velho cruzeiro que existia ao lado da igreja Matriz de Sant’Ana para a Praça da Igreja Nossa Senhora de Aparecida onde até hoje o cortejo passa para beijar suas fitas”, disse.
“Em um trabalho de grande pesquisa, o Departamento de Cultura e Turismo, por ocasião da exposição Romaria de Sant’Ana, contatou e recolheu depoimentos dos pioneiros vivos e suas histórias, reunindo assim um acervo tombado na Casa da Cultura que tornará possível ser apresentado a várias gerações. Este foi o primeiro ato de perpetuação da sua história”, falou.
Ela comentou que, fundamentado nesse trabalho, será possível realizar a transmissão de pinceladas de sua história, através das redes sociais, como o YouTube e Facebook, possibilitando alcançar o público envolvido e seus simpatizantes. “Honrando assim, mais uma vez, o grande significado desse evento nascido para também homenagear os primeiros tropeiros que a caminho das minas, por aqui passaram e a beira do córrego de Santana, levantaram a primeira vila e lá deixaram a imagem de Santana que carregavam consigo, por ser ela a Padroeira das famílias e dos mineiros”, relembrou.
“Até dia 25 de julho, onde iremos reavivar as lembranças e até 2021, quando de novo, com todo o empenho que esse evento merece, nos encontrarmos na próxima Romaria”, completou.

O evento
No início, há 45 anos, o desfile contava com poucas centenas de cavaleiros que não tinham ainda a percepção que o evento ganharia uma proporção tão grande em tão pouco tempo. Os pioneiros da Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana de Vargem Grande do Sul são Benedito Ângelo Ranzani (Ditão), Rubens Claro Ribeiro (Rubão), Arthur Pereira Lopes, Clóvis Aparecido de Melo, João Maurício de Andrade, Aldair Palaoro (Gaúcho), João Mesquita, José Roberto de Souza, Luís Carlos Prates, Olímpio Cassiano da Cunha, João Batista da Silva, João Matias, Miguel Halla, Gervásio Rotta da Silva, Toninho Pereira, José Domingos dos Santos Neto e Sebastião Avanzi.
Com o passar dos anos a Romaria de Sant’Ana cresceu e tornou-se tradição em muitas famílias como a Pasquini, Mazeto, Cassiano, Prates, Ranzani, Rotta, Rosalin, Contini, Bedin, Amaral, Mazzin, Mello, Halla, Marini, Bovo, Gambaroto, Tapis, Lodi e Sagiorato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui