Moradores se queixam que animais morreram durante castração

Prefeitura alega desconhecer essas reclamações


A prefeitura tem oferecido o serviço de castração de cães e gatos para moradores de Vargem Grande do Sul. As cirurgias são feitas por uma clínica contratada e de acordo com o divulgado pela administração, de janeiro a julho deste ano, foram castrados aproximadamente 600 animais entre cães e gatos que se encontravam em situação de abandono, além dos animais de famílias que estavam em situação de vulnerabilidade social. Segundo a prefeitura, os trabalhos são acompanhados pelo Departamento de Saúde em parceria com o Departamento de Meio Ambiente.
O programa de castrações foi retomado em 2019 e realizou 1.500 procedimentos entre cães e gatos. Segundo a prefeitura, para o ano de 2020, foram contratadas mais 1.500 castrações. Totalizando da retomada até o momento, mais de 2.100 esterilizações.
Alguns moradores, no entanto, alegaram que alguns animais que foram submetidos à cirurgia acabaram morrendo. Procurados pela Gazeta de Vargem Grande, eles contaram que a clínica responsável pelas cirurgias não os procurou para contar a respeito da morte dos animais.
Uma das entrevistadas contou que se tratava da gata da cunhada. Ela entrou em contato com a pessoa responsável por cadastrar os animais e segundo ela, depois de muito tempo, buscaram a gata para fazer a castração. Passado algum tempo, sua cunhada ligava para saber da gata e a clínica não respondia. Até que depois de um tempo, informaram apenas que havia ocorrido imprevistos e que a gata havia morrido.
Em outro caso, levaram quatro dias para contar que a gatinha levada para castração havia morrido. Segundo sua dona, não deram detalhes dos motivos. Ela contou que ninguém pegou o contato da família para avisar caso desse algo errado e que ninguém disse nada sobre possíveis riscos da operação.
Outra queixa foi sobre duas cachorras de pessoas que moram na mesma rua. As duas foram levadas para castração e morreram.
A Gazeta contatou a prefeitura para saber sobre estes casos, solicitou ainda informações sobre os riscos de uma cirurgia de castração e questionou quantos animais acabaram não resistindo à operação.
A prefeitura pontuou que todo procedimento cirúrgico apresenta um risco, inclusive antes do ato cirúrgico quando é aplicada a anestesia. Foi explicado que o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente não havia recebido reclamação sobre mortes de animais que passaram pelo processo de castração, tendo conhecimento através do jornal.
“Além disso, para realização do procedimento cirúrgico de castração o tutor é orientado dos riscos do procedimento e, ciente assina um termo de autorização. O termo além de deixar claro os riscos também orienta quanto as medidas necessárias que o tutor deve ter após a cirurgia”, disse.
A prefeitura comentou ainda que o pós-operatório conta com administração de medicação e utilização de roupa cirúrgica e/ou colar Elizabetano para evitar que os cães e gatos mordam, cocem ou lambam o corte com os pontos. “Os cuidados do pós-operatório são de inteira responsabilidade do proprietário do animal e devem ser tomadas com afinco para que o corte não seja aberto, pois o risco de mortandade mediante a uma nova aplicação de anestésicos para uma nova sutura em curto período de tempo é altíssimo”, falou.
Após a cicatrização do corte, segundo o informado, os tutores devem contatar o Departamento para que este solicite à equipe veterinária responsável a retirada dos pontos. Conforme a prefeitura, em casos de adversidades relacionadas ao procedimento, o Departamento deve ser informado para comunicar a equipe veterinária, que fica a disposição para atendimentos de caráter emergencial.
“Caso a equipe veterinária observe qualquer sintoma de doença apresentado pelos animais que chegam para o procedimento de esterilização, os mesmos são submetidos a exames para análise pré-operatória. Informamos ainda que, quando o animal sofre algum tipo de complicação durante a cirurgia ou até mesmo após a cirurgia, a equipe veterinária o mantém internado pelo tempo que for necessário para observação, tratamento e realização de exames”, disse.
A prefeitura pontuou que qualquer procedimento cirúrgico, tanto em animais quanto em seres humanos, está sujeito a riscos ocasionados pela aplicação de anestésicos. “Os animais são seres vivos com características próprias e nem sempre é possível prever a reação dos mesmos mediante a ação da anestesia, que age deprimindo o sistema nervoso central responsável pelo controle do corpo”, falou.
Ao influenciar um conjunto de mecanismos neuro-hormonais, a prefeitura comentou que o ser vivo não fica livre de riscos durante todo o processo. “Os anestésicos, de maneira geral, podem provocar a diminuição da pressão arterial, diminuição da oxigenação sanguínea, hipotermia, arritmia, e até parada cardiopulmonar. É por esse motivo que o Termo de Autorização para Procedimento Cirúrgico é submetido à aprovação dos tutores, para que os mesmos, após sua leitura, estejam cientes dos riscos da cirurgia”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui