Amarildo condena politização da vacina e destaca necessidade de união entre esferas de governo

Em dezembro, o gripário tem mantido uma média de 16 pacientes atendidos por dia. Foto: Gazeta

Os feriados prolongados de novembro, as eleições e um relaxamento das medidas de segurança que muitas pessoas estavam adotando levaram ao crescimento dos casos de Covid-19 no Estado de São Paulo. Em cidades do interior, o número de novos casos preocupa as autoridades sanitárias estaduais e municipais. Em Vargem Grande do Sul, o registro de novos casos ainda não está tão alto quanto em outubro, no entanto, em São João da Boa Vista, a situação volta a preocupar.
Vargem Grande do Sul registrou nesta sexta-feira, dia 18, um total de 1.069 casos desde o início da pandemia. Desse total, 1.042 pacientes já se encontram recuperados. Até o fechamento da edição, 30 pessoas ainda aguardavam o resultado de seus exames.
A cidade perdeu 25 pessoas que morreram em decorrência da Covid-19 e outros dois moradores morreram de outras causas, mas com a presença da doença. Um número positivo neste momento é o de internação, pois apenas um paciente está hospitalizado por conta do novo coronavírus em Vargem e há um paciente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região. Outro fator a se destacar é que Vargem já efetuou 7.865 testes para a detecção da Covid-19, um dos maiores percentuais de testagem de população da região.

Amarildo
Em entrevista à Gazeta, o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) afirmou ser favorável à vacinação em massa da população, condenou a disputa política em torno do caso e pediu conscientização da população.
Ele observou que nos últimos dois meses, a situação da Covid-19 em Vargem se estabilizou. “Mas como todos já sabem temos 1.064 pessoas que foram contaminadas no município e 25 óbitos, segundo o boletim do dia 17 de dezembro, demonstrando que devemos ficar vigilantes no cumprimento dos protocolos”, afirmou.
Questionado sobre a possibilidade do município ser atingido por uma segunda onda de novos casos, o prefeito lembrou que há aumento de casos em todo mundo. “Observamos na Europa, Estados Unidos e também em muitos estados do Brasil, inclusive em São Paulo o número muito grande de pessoas contaminadas e de óbitos em função do Covid-19. Portanto, nossa população deve estar atenta e adotar os protocolos de segurança, especialmente nas festas de final de ano evitando aglomerações”, pediu.
Amarildo afirmou que a prefeitura continua seguindo os protocolos sanitários para evitar o aumento do número de pessoas com o vírus. “Estamos colocando em prática as mesmas medidas que foram tomadas anteriormente, mas não há dúvidas que a conscientização da população deve ser a principal delas”, pontuou.
Enquanto isso, o prefeito afirmou estar aguardando o início da vacinação, que para ele, trará um grande alívio, iniciando pelo grupo de risco. A expectativa, conforme até o divulgado pelo governador João Doria, é iniciar a imunização a partir do dia 25 de janeiro.

Vacinas
Ao afirmar ser muito favorável à vacinação em massa no Brasil, Amarildo foi questionado pela Gazeta sobre o que pensa a respeito da vacina de origem chinesa em parceria com o Instituto Butantan, a Coronavac, aposta do governo estadual.
“O Instituto Butantan é referência no mundo em termos de vacina, sendo responsável por 60% de toda produção de vacinas que são aplicadas nas campanhas de nível Nacional. A Anvisa também é referência no mundo como órgão regulador, sendo que qualquer vacina que o Brasileiro for tomar tem que ser aprovada por ela. Por isso, não tenho menor receio em tomar as vacinas, sendo elas de qualquer origem feita pelo Butantan e ou aprovada pela Anvisa”, disse.

Politização
Para o prefeito, a atuação do presidente Bolsonaro na condução do combate à epidemia no Brasil é “lastimável, um exemplo a não ser seguido”. Ao ser questionado também sobre a atuação de João Dória no combate à epidemia, Amarildo avaliou: “Com algumas ressalvas, vem fazendo um bom trabalho”, disse.
Questionado sobre a chamada “guerra da vacina” entre o presidente da República e o governador Dória, Amarildo se mostrou contra esse embate. “A politização somente prejudica, num momento onde os políticos deveriam estar unidos em prol dos interesses da população Brasileira”, afirmou
“Esperamos que nossos governantes possam ter a humildade para o diálogo, e sentando a mesa para dialogar meios para imunização da população Brasileira, caso contrário muitos inocentes poderão pagar com a vida”, finalizou o prefeito.

Gripário
Conforme informações da responsável pelo Departamento de Saúde, no mês de novembro passaram pelo Gripário uma média de 15 pacientes por dia e no mês de dezembro a média até agora é de 16 pacientes por dia, o que indica que não houve aumento do número de pacientes atendidos.
Questionada se estuda fazer novos mutirões de testagem, a prefeitura informou que está acompanhando os números de casos da Covid-19 no município e caso seja necessário, outros mutirões de testagens podem ser realizados.

São João
São João da Boa Vista voltou a entrar em alerta por conta da incidência de novos casos. No município vizinho, quatro pessoas morreram nesta semana, subindo para 32 ótbitos pela Covid-19 nesta pandemia, há ainda três mortes por outras causas, mas com a presença do novo coronavírus.
Na cidade vizinha, já foram registrados 1.465 casos positivos, sendo que 1.384 já se recuperaram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui