Barragem Eduíno Sbadellini volta a encher

Depois de semanas, água volta a cair pelo vertedouro. Foto: Reportagem

Depois de ver seu nível de água despencar quase 1,50m no início de novembro, um dos mais baixos já registrados na história em consequência da estiagem que assolou a região, com as chuvas que começaram a cair no final de novembro, principalmente na Serra da Mantiqueira onde nasce o Rio Verde, a Barragem Eduíno Sbardellini voltou a encher e já está com água caindo em seu vertedouro, conhecido como bico de pato.
A reportagem da Gazeta acompanhou todo o período em que o principal reservatório de água que abastece o município começou a preocupar o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAE), o que levou o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) em editar o “Estado de Alerta de Desabastecimento de Água” que entrou em vigor no dia 26 de setembro, com vigência de 60 dias. Um racionamento de água de 8 horas teve início, com o abastecimento sendo suspenso das 8h às 14h até que a situação melhorasse.
Em reportagem do jornal realizada no dia 10 de outubro, foi usado o termo “alerta vermelho” para demonstrar a situação em que se encontrava a Represa Eduíno Sbardellini, cujas águas que abastecem o município haviam baixado cerca de um metro.
Quase um mês depois, a situação só piorou e por volta do dia 10 de novembro, segundo informações do Serviço Autônomo de Água (SAE), o nível baixou 1,33m, o que demonstrava a situação crítica a que tinha chegado a principal fonte de abastecimento de água de Vargem. Uma faixa grande de areia adentrava a represa e era visível as marcas deixadas pelo esvaziamento, escrevia o jornal no início de novembro.
No dia 21 de novembro matéria publicada pelo jornal já dava indícios que o reservatório começava a encher com a chegada das chuvas. O prefeito Amarildo afirmou então, que estava suspenso o racionamento e desde então, fortes chuvas caíram principalmente agora em dezembro e o nível das águas da Barragem Eduíno Sbardellini subiu e quem hoje visita o local, pode observar que a água já está caindo no vertedouro, trazendo um grande alívio para a população que ficou temerosa ao ver o estado em que chegou a represa.
Também em novembro, o prefeito Amarildo Duzi Moraes anunciou o início da construção do novo reservatório ao lado da barragem, o que deve levar alguns anos para ficar pronto e aumentar a capacidade de armazenamento no complexo de água que abastece a cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui