Sem espaço para novos túmulos, Grama deve construir cemitério vertical

São Sebastião da Grama tem enfrentado um sério problema: a falta de espaço no Cemitério Municipal para construção de novos túmulos. A prefeitura da cidade tem buscado uma área para a construção de um novo cemitério, mas o processo é demorado e a atual necrópole já não comporta mais novos jazigos, situação que se agravou com a pandemia da Covid-19, que levou ao aumento de óbitos no município.
De acordo com levantamento divulgado pela prefeitura de Grama, nos últimos 10 anos, a média de sepultamentos na cidade ficou em torno de 119 ao ano. Porém, somente no primeiro trimestre de 2021, ocorreram 63 mortes. Ou seja, em apenas três meses ocorreram 53% dos óbitos que eram previstos para todo ano.
Em vídeo publicado na página da prefeitura na Internet, o prefeito de São Sebastião da Grama, Zé da Doca, informou que a prefeitura já iniciou o processo para a construção de um novo cemitério. Segundo ele, está sendo elaborado um projeto para solicitação de recursos junto aos Governos Estadual e Federal visando a desapropriação de uma área. Porém, conforme observou, neste momento de urgência, os trâmites legais atrasariam em anos as obras.

Solução emergencial
Assim, ele explicou que após vários estudos, um projeto emergencial foi aprovado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para utilizar um espaço ao lado do velório atual.
O projeto contempla um Cemitério Vertical, moderno, dividido em quatro blocos com gavetas padronizadas e velário. As edificações adjacentes já existentes como velório, sanitários, cozinha e salas servirão para os dois cemitérios, tanto o antigo como o novo.
Com este projeto, a prefeitura avalia que atenderá as necessidades do município por alguns anos e destacou que o local foi escolhido em fase emergencial, já que não há mais espaço no cemitério.
Em alguns dias, a prefeitura de São Sebastião da Grama irá iniciar recadastramento de túmulos. No vídeo divulgado, o prefeito Zé da Doca ainda pede a quem já possua jazigos no Cemitério que façam a sua ampliação, bastando entrar em contato com a prefeitura para os detalhes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui