Associação Setembro é criada em Vargem

0
1665

As reuniões iniciadas entre os grupos de bataticultores em Vargem Grande do Sul, dirigentes do Hospital de Caridade e prefeitura municipal que tiveram como objetivo inicial ajudar financeiramente a unidade de saúde, englobou mais setores da comunidade e evoluiu para uma proposta mais ampla: a criação da Associação Setembro. Essa nova instituição terá como objetivo inicial amparar o Hospital com uma campanha para levantar recursos financeiros para a entidade, além de ajudar em questões emergenciais, como na aquisição de oxigênio, em alimentos, entre outros e também auxiliar em sua gestão.

No entanto, os projetos da Associação Setembro não ficarão restritos ao Hospital de Caridade. A proposta é, tão logo o hospital esteja amparado, estender esse auxílio para outras entidades que atuam em Vargem Grande do Sul.

Há algumas semanas, as reuniões entre os grupos representantes do setor produtivo da batata de Vargem Grande do Sul passaram a se reunir com a direção do Hospital de Caridade e a prefeitura, para analisar soluções para a crise financeira e o deficit orçamentário da entidade. Nos últimos encontros, o grupo ganhou a adesão de comerciantes, industriais, profissionais liberais, empresários, entre outros.

As discussões sobre projetos para o Hospital avançaram e já foram anunciadas algumas medidas, como a adesão de seus membros ao quadro de associados da unidade de saúde e também a contribuição com alguns gastos, como despesas com alimento, gás e oxigênio. Também será realizada uma auditoria de processos no Hospital de Caridade.

Mas os projetos terão continuidade, com o objetivo de manter um auxílio tanto financeiro, devido aos repasses defasados e insuficientes do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto em gestão.

Em um encontro realizado na última quarta-feira, dia 20, o grupo definiu a criação de uma associação para conduzir este trabalho. Participaram desta reunião Lucas Aparecido Ferreira, contador da Cooperbata; José Donizetti Gomes, do Complexo Frigorífico; Paulo Martins, da ABVGS; Carlos C. S. Garcia, da Cooperbatata; Júlio César Alcântara, do Sicredi; Simone de Oliveira, da Fazenda Campo Vitória; Thaísa Pavan, da LAZ Comunicação; Cássio Dutra, do Conselho Deliberativo do Hospital; Wilson Roberto Secco, provedor do Hospital; José Pedro Cavalheiro, advogado; Mário Lúcio Malaguti, da Associação Comercial; Ângela Maria de O. Marão, da Cooperbatata; Rovilson Antônio da Silva Júnior, da Pipers Design; Paulo Roberto Coraça, da Grampac; Lucas Lemos Ranzani, da Cooperbatata; Carlos Alberto de Oliveira Filho, da Cooperbatata; José Geraldo Longuini, da Irmãos Longuini; Régis Dotta, da Cooperbatata; Luciano Carril Corsi, ex provedor do Hospital e Maquis Ranzani Júnior, empresário.

Setembro

A reunião foi iniciada por Lucas Ranzani, presidente da Cooperbatata, que apresentou os presentes e destacou a importância de reunir tantos representantes da comunidade para tirar do papel propostas para o Hospital de Caridade.

Em seguida, o ex-provedor do hospital, Luciano Carril, ressaltou também que o grupo que começou com os produtores rurais ganhou a adesão de representantes de muitos setores. Observou que nas reuniões propostas evoluíram para ajudar a entidade de maneira mais estruturada, até se chegar a ideia de criar uma associação sem fins lucrativos para se gerir um fundo para auxiliar o hospital, para que esta entidade se torne modelo em atendimento de média complexidade em todo estado.

Simone Oliveira, da Fazenda Campo Vitória, destacou que a Associação Setembro é apartidária e apolítica, observando que independentemente de quem ocupar o cargo de provedor do hospital ou como prefeito, a associação manterá o trabalho junto à entidade.

Carlos Alberto de Oliveira, da Cooperbatata, destacou a relevância da iniciativa, resaltando a importância da transparência nas iniciativas e também lembrando que em outras cidades, como no Mato Grosso, ações semelhantes dão muito certo.

O advogado José Pedro Cavalheiro explicou aos presentes os aspectos jurídicos da associação e foi debatido alguns pontos para a elaboração de seu estatuto.

Em seguida, foi votada a primeira diretoria da Associação Setembro, que tem como presidente, Luciano Carril, além de Carlos Alberto de Oliveira e Mário Malaguti de vice, José Geraldo Longuini de primeiro secretário e Lucas Ranzani de segundo secretário, Carlos César Garcia, de primeiro tesoureiro e Ângela Marão, como segunda tesoureira.

O nome Associação Setembro veio da ideia trazida pelo mês de fundação da entidade, que também é o mês de aniversário da cidade. O publicitário Juninho Pipers também articulou a identidade visual da associação, criando uma assinatura que remete à vida, ao ar e ações positivas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui