Alunos do Fleming participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

0
886
Os jovens durante a visita a São José dos Campos

Com o tema “A Matemática está em tudo”, a 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017, promovida em todo o território nacional pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, teve a abertura no dia 26 de outubro, no auditório da Unesp de São José dos Campos.

A Escola Estadual Alexandre Fleming – Ensino Integral esteve representada pela vice-diretora Valéria Cristina Magarotto de Abreu, a professora Luciana de Andrade Gimenes, o professor Delvo Siqueira de Andrade, a Coordenadora da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Rosemeire Aparecida Penna de Andrade, além de mais 10 alunos.

A equipe contou ainda com a presença do responsável pela Defesa Civil, Rogério Bocamino, presidente  da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), que controla todas as informações  do pluviômetro para serem encaminhadas para a Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A participação da Escola no evento ocorreu devido à parceria na Campanha #AprenderParaPrevenir 2016, Projeto Tempestade X Eletricidade, quando foi premiada com um pluviômetro, que se encontra instalado no interior do prédio da escola, para o acompanhamento e monitoramento dos níveis de chuva em Vargem.

A diretora da escola, professora Ângela Maria da Silva Marquesini, informou à reportagem da Gazeta que os docentes e alunos estão em fase de capacitação para a utilização correta do aparelho, que deverá ter sua inauguração oficial dentro de alguns dias. Destacou também a importância da visita ao evento, pois no Ensino Integral os alunos são desafiados a todo o momento a desenvolver sua curiosidade e a trabalhar com equipamentos de laboratório e tecnologias.

Neste projeto, o trabalho científico com estudantes está voltado à prevenção e à conscientização dos riscos de desastres e monitoramento do volume de chuvas. Ângela agradeceu ao apoio e dedicação dos professores e à prefeitura, através da Defesa Civil. Desejou que todos os participantes assimilem as informações geradas durante as atividades, compartilhando esses conhecimentos com os familiares, vizinhos e comunidade.

“Ciência não é gasto é investimento para o futuro. O conhecimento científico faz a evolução dos povos”, destacou o diretor do Inpe, Ricardo Galvão, incentivando os alunos a seguirem a carreira científica. Relatou aos alunos como a implantação de instituições de pesquisas, universidades e o Parque Tecnológico trouxeram o desenvolvimento científico para São José dos Campos e região. Lembrou os países asiáticos que investiram na Ciência nos momentos mais críticos, hoje se destacam, mundialmente, nas áreas socioeconômicas e de tecnologia.

“Todos temos capacidade e possibilidade para cursar universidade pública”, afirmou o diretor da Unesp, Estevão Tomomitsu Kimpara, informando que a Unesp foi a primeira universidade no estado a fazer reserva de vagas para alunos oriundos do ensino público.

Foto: Alexandre Fleming

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui