Jânio Quadros também passou pelo município

Jânio da Silva Quadros, que nasceu em 25 de janeiro de 1917, em Campo Grande (MT) foi presidente brasileiro pelo curto período de seis meses e renunciou ao cargo em agosto de 1961, o que iniciou uma crise política no país e que levou ao golpe militar de 1964.

No ano seguinte à renúncia, Jânio, que foi o 22º presidente do Brasil, tentou se eleger a governador de São Paulo sendo derrotado por Ademar de Barros. Com o Regime Militar de 1964, Jânio foi um dos três ex-presidentes a ter seus direitos políticos cassados junto de João Goulart e Juscelino Kubitschek.

Recuperou os direitos políticos em 1974, mas não participou do pleito de 1978, mesmo tendo recebido muito apoio. Com a reforma partidária realizada na época, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro e disputou as eleições para o governo de São Paulo, sendo derrotado por Montoro.

A Gazeta de Vargem Grande não conseguiu precisar a data da vinda do político para o município. Na cidade, ele fez um discurso na Praça Capitão João Pinto Fontão, como recordou o ex-prefeito Celso Ribeiro.

O ex-prefeito José Carlos Rossi também se recordou da presença de Jânio e observou que o político pode ter vindo na sua campanha para a presidência, no final da década de 1950 e teria passado por outros municípios da região.

Mario Poggio Jr. lembrou-se de uma curiosidade. Quando esteve em Vargem, Jânio recorreu ao conhecido barbeiro José Snaldo Fortini, o Téti, que foi até a fazenda de Alfeu para lhe aparar o bigode.

Jânio morreu em 16 de fevereiro de 1992, aos 75 anos, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui