46ª Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana não será realizada

Padre Paulo e cavaleiros passam pelo cruzeiro na Praça da Matriz de Nossa Senhora Aparecida. Foto: Gazeta

Neste ano, a Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana de Vargem Grande do Sul chega a sua 46ª edição. No entanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento não será realizado da forma tradicional. A decisão foi tomada para evitar aglomeração, que facilita a disseminação do vírus causador da covid-19. Para que o evento não passe em branco, uma live no dia 25 de julho, às 19h, nas redes sociais da prefeitura, está sendo organizada pelo Departamento de Cultura e Turismo.
A Romaria acontece em julho e reúne, anualmente, milhares de devotos que homenageiam a Padroeira Sant’Ana desfilando com seus cavalos, charretes e carros de boi ou prestigiam o evento de tradição e fé. O evento é considerado uma das maiores expressões religiosas do estado de São Paulo e é uma das mais importantes atividades do calendário de eventos da cidade.
À Gazeta de Vargem Grande, o presidente da Comissão Organizadora da Romaria, Luís Carlos Prates, pontuou que os preparativos ficam todos parados, uma vez que já foi cancelado o prédio da Sociedade Beneficente Brasileira (SBB) e bandas que estavam sendo decididas.
Ele explicou que a tomada de decisão aconteceu após o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) passar para a Comissão que não teria condições de realizar o evento por conta da aglomeração que acontece. “Não teria como nós fazermos algo e proibir as pessoas de saírem às ruas para assistir, até mesmo a uma missa na Praça. Então tomamos essa decisão, porque se não pode, não temos o que fazer. A vontade nossa é organizar, fazer e correr atrás como sempre fizemos. Mas se esse é o bem para todos, temos que acatar”, disse.
Prates comentou que toda a Comissão Organizadora ficou emocionalmente abalada. “Porque é um evento anual, temos uma devoção muito grande, gostamos de fazer. Mas na minha opinião esse é um recado que Deus está mandando para o seres humanos, porque quando queremos fazer uma coisa ninguém pode ficar em casa, ter tempo para filho, e agora tivemos que arrumar um tempo. Ficamos triste emocionalmente, mas entregamos nas mãos de Deus e seja o que Ele quiser”, falou.
O presidente Luís Carlos Prates ainda lamentou que no ano que vem não sabem se irão fazer parte da organização, mas que a presença no evento é garantida. “Agora vem as eleições e cada prefeito escolhe sua equipe, então não sabemos se estaremos na organização no ano que vem, mas como participantes é certeza”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui