Reinaldo Ricchi Jr.
A resistência à inovação ainda é um fenômeno pouco estudado pelos cientistas. No entanto, é possível observar que ela é uma das principais barreiras para o desenvolvimento, em todos os seus níveis. Existe no ser humano um certo instinto que o mantém em um estado de inércia, em sua zona de conforto. No complexo mundo de hoje, a resistência atrasa o desenvolvimento interior do ser humano, pois ela o impede de descobrir novas realidades, através, principalmente, do conhecimento de si mesmo. E sem esse conhecimento, tudo se torna inútil ilusão [1].
O processo de pensar em grandes projetos de desenvolvimento é exigente, mas não existe outro caminho para o aumento da competitividade. Projetos na área de de Cidades Inteligentes, por exemplo, que atraem bilhões de dólares em investimentos no mundo inteiro, são capazes de transformar completamente a realidade das pessoas, colocando a administração pública municipal em um outro patamar de qualidade, reduzindo desperdícios e otimizando a execução das obras. Em outras palavras: investir em inovação é ter mais dinheiro nos cofres públicos.
A grande questão desse contexto diz respeito ao interior de cada ser humano: o que queremos, de fato, ser nesta vida? Qual o nosso desejo mais profundo? A resposta para essas perguntas conduzem para realidades desafiadoras, exigentes, porém de grande prosperidade. Investir em inovação é mergulhar em um mar infinito de oportunidades, que conecta mentes visionárias, inspira projetos e melhora a vida de milhões de pessoas.
No mundo de hoje, não são milhões, mas sim bilhões de pessoas que estão precisando de ajuda em todos os níveis. Precisamos vencer nosso egoísmo, nossa compulsão e nossa visão estreita de mundo, para contemplarmos realidades que estão além do nosso tempo escasso, e muitas vezes mal utilizado. Com efeito, pensar grande é ser grande. Mesmo que isso envolva dolorosos sofrimentos e incompreensões, o caminho é fascinante e profundamente enriquecedor. De tudo o que pode ser falado sobre inovação, educação e desenvolvimento econômico, esta talvez seja a principal mensagem: pensar grande é ser grande.
