Campanha arrecada 27 bolsas de sangue

Doadores procuraram o Centro Pastoral São Benedito no dia 18

O Hemocentro da Unicamp, em Campinas, fez uma campanha de doação de sangue em Vargem Grande do Sul, na última quarta-feira, dia 18. A doação de sangue foi realizada no Centro Pastoral São Benedito com início às 9h e término às 12h. Ao todo, foram arrecadadas 27 bolsas. Esta foi a última campanha do ano de 2017 que contou com 33 candidatos, sendo que desses, 12 foram doar pela primeira vez. As bolsas coletadas irão ajudar na reposição do banco de sangue do Hemocentro, por mais que o número de bolsas coletadas tenha sido baixo.

O Técnico Hospitalar do Hemocentro da Unicamp, Romano Gonçalves, disse em entrevista à Gazeta de Vargem Grande que a expectativa era de obter a média de 60 doadores por campanha. Assim, a meta de 2017 não foi atingida, mesmo havendo quatro campanhas durante o ano.

O Hemocentro da Unicamp é responsável por distribuir bolsas para cidades da região, por isso, Romano alerta para a conscientização da população. “O principal objetivo de fazer esse trabalho é abastecer os bancos de sangue da região de Campinas e conscientizar as pessoas para a doação voluntária de sangue, pois doar sangue é um ato de cidadania”, afirmou.

Alguns voluntários precisaram superar o medo das agulhas, enquanto outros já estavam doando pela décima vez. Ouvidos pela Gazeta, os candidatos aptos a fazerem a doação de sangue afirmaram que tinham intuito de ajudar pacientes que realmente precisavam, pois tinham consciência do quanto a doação é importante.

Para realizar a doação de sangue, o candidato deve levar documentos com foto para preencher um cadastro, ele é submetido a exames preliminares, feito isso, o candidato passa por uma avaliação médica para garantir que está em condições de doar.

Fotos: Reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui