Proclamação da República é comemorada na quarta-feira

0
528

O Brasil comemora na próxima quarta-feira, dia 15, a Proclamação da República. A data simboliza o momento em que a nação deixou de ser uma monarquia, na época sob o comando do imperador D. Pedro II.

De acordo com o texto de Valquíria Velasco, no site InfoEscola, a República foi proclamada por Marechal Deodoro da Fonseca, assim como parte dos militares que participavam da movimentação nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro e que pretendiam derrubar o gabinete do Visconde de Ouro Preto. Ainda segundo o texto, a república não favorecia em nada as camadas mais pobres do país e também não contou com a participação deles na ação efetiva. O Império depois da abolição da escravidão no Brasil, tinha entre essas camadas uma simpatia e uma gratidão pela libertação. Por outro lado, na época havia um empenho das classes ativamente participativas da República recém-fundada para apagar os vestígios da monarquia no país, construir heróis republicanos e também símbolos que garantissem que os brasileiros se identificassem com o novo modelo Republicano Federalista.

Saiba o que irá funcionar

Neste dia 15, o Supermercado Estrela abrirá das 8h até as 20h, o União das 7h30 até as 19h30, o Ideal e o Novo Milênio abrirão das 8h ao meio-dia, o Sempre Vale das 8h até as 21h, o Bela Vista e o Nako abrirão das 7h ao meio-dia, o Marin não abrirá.

A assessoria da prefeitura de Vargem Grande do Sul informou que na quarta-feira, dia 15, os departamentos municipais não abrirão e na quinta-feira, dia 16, funcionarão em seu horário normal. A coleta de lixo será realizada normalmente nos bairros da cidade, exceto no sábado, dia 18.

Os serviços de emergência como o Posto de Pronto Atendimento (PPA), Guarda Civil Municipal funcionarão normalmente e Serviço Autônomo de água e Esgoto (SAE) estarão com uma equipe de plantão.

Os bancos não abrirão na quarta-feira, dia 15, voltando ao seu expediente normalmente na quinta-feira, dia 16.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui