Com uma pena, independente da sua forma, qualidade ou modelo, se aqueles que a utiliza possuem sabedoria, penejam seus contos, poemas, poesias, trovas e romances, que contagiam e envolvem seus leitores. Para isso, quase sempre, exige-se do autor muita leitura, aplicação, dedicação, estudo e instrução.
Pois bem! O Sr. VALENTIM SILVESTRI, nosso pai, sogro, avô, bisavô e trisavô não era alfabetizado, porém, era um homem dotado dos três principais dons que um ser humano deve possuir, quais sejam, a fé, a esperança e o amor que possibilitaram a ele, em sua existência, demonstrar virtudes como sabedoria e humildade.
Ao contrário do letrado, como indouto, porém com dignidade, sua pena foi a enxada, a pá, a vassoura de bambu, além de uma pena muito peculiar, um engenhoso “ganchinho de aço com cabo de madeira” inventado por ele, para no seu dia a dia de trabalho, de sol a sol, arrancar todos os matinhos que cresciam entre as gretas dos paralelepípedos. Muitos irão se lembrar daquele pequeno grande homem, de olhos claros miúdos, agachado, cuidando com todo esmero das ruas dessa cidade. Como nos orgulhamos do senhor.
Ingressou nos quadros da Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul em 04/10/1958. Aposentou-se em 06/10/1989, porém continuou trabalhando, até que no dia 30/03/1996, aos 70 anos de idade, ainda com vigor de um jovem, pela imposição da lei encerrou sua jornada. Assim se foram longos 37 anos dedicados em manter limpinhos os bairros acima do Rio Verde, em especial a nossa querida Vila Polar.
Filho de imigrantes italianos, caçula de seus pais e de oito irmãos, casou-se com a também descendente de italianos Darcy Nonis Silvestri no ano de 1945, e dessa sagrada união, nasceram sete filhos. Darciza, Emilia, Salmo, Maria, Marcos, Samuel e João Paulo. Vieram os treze netos Ana Márcia, Patrícia, Salmo Júnior, Márcio, Regiane, Reginaldo, Graziela, Priscila, Fernanda, Washington, Bruno, Gabriella e Giovanna. Chegaram os doze bisnetos Marcelo Rafael, Ana Marcela, Augusto Valentim, Otávio, Pedro Henrique, Júlia, Yasmin, Marina, Lucas, Sophia, Antonio e Elena. E o dom da vida ainda lhe presenteou com os três trinetos Davi Lucca, Breno e Lorena.
Não obstante à sua família de sangue, VALENTIM SILVESTRI fazia parte de outra grande família, que ele tinha dentro do seu grande coração. Como um de seus membros fundadores no ano de 1946, por mais de 55 anos foi um dos Cooperadores da igreja Congregação Cristã no Brasil. Neste mister, exerceu com grande amor seu ministério, levando a Palavra de Deus, cuidando, conduzindo e zelando do rebanho, enquanto a sua saúde permitiu. Quanta admiração sentimos pelo senhor.
Salomão escreveu: “Há tempo de nascer, e tempo de morrer.(Ecl. 3.2). Todos vão para um lugar: todos são pó, e todos ao pó tornarão.(Ecl. 3.20). E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. (Ecl. 12.7).”
Então, como tudo nessa vida tem o começo, sabemos que um dia haverá o seu fim. Primeiramente foi sua esposa DARCY que nos deixou em 22/05/1999, e assim, na noite de sábado, dia 22/08/2020, farto de dias, aos 94 anos de idade, Deus nosso Pai todo Poderoso e Nosso Salvador Jesus Cristo, da mesma forma que amou a sua esposa DARCY primeiro, também amou o seu servo VALENTIM SILVESTRI mais do que todos nós, levando ele para o seu repouso, pois quem ama mais, fica com quem ama.
Na manhã do dia 23/08/2020, num domingo lindo e ensolarado, porém muito triste, foi levado à derradeira morada, carregado pelo seu filho Samuel, pelos seus netos Márcio, Reginaldo, Washington e o Luiz, seu neto de coração. O cortejo foi singelo, mas o céu estava em festa, pois mais um herói venceu esse mundo, combatendo o bom combate, terminando a sua carreira e guardando a fé no seu coração. Muitos familiares, irmãos da igreja e seus muitos amigos desejaram o honrar, dar-lhe o último adeus e render-lhe a última homenagem, mas isso não foi possível pelas restrições vivenciadas nesses dias de enfrentamento à pandemia.
Por fim, nesta oportunidade queremos dizer o nosso muito obrigado a todos que nos ligaram e deixaram suas mensagens de conforto nas redes sociais, isso muito nos fortaleceu. Agradecemos a equipe do SAMU que prestou a ele os primeiros atendimentos no dia 17/08/2020. Também somos gratos pela dedicação, pelo carinho, pelo o amor e principalmente a humanidade, com que as equipes médica e de enfermagem do Hospital e Maternidade da Unimed de São João da Boa Vista cuidaram de nosso amado VALENTIM, propiciando-lhe tudo que a situação exigia. Deus abençoe a todos!!!De seus filhos, genro, noras, netos, bisnetos e trinetos